Folha de S. Paulo


Uma obstrução seletiva

A embolização vem sendo sugerida nos últimos anos para o tratamento da hipertrofia prostática benigna, frequente nos idosos com dificuldade de micção, desde que afastada a chance de câncer na glândula.

O tratamento tem sido o medicamentoso ou o cirúrgico. A embolização é a obstrução seletiva da artéria de um órgão; a angioplastia, praticamente a mesma técnica, tem, ao contrário, a função de desobstruir artérias –principalmente as do coração.

Em 2005, L. V. Hui-gin publicou no "Chinese Journal of Urology" estudo preliminar sobre a embolização da próstata, seguido por outros estudos mostrando esse novo caminho.

No ano passado, a revista "Cardiovascular and Interventional Radiology" publicou artigo de revisão de S. M. Schreuder e colaboradores da Universidade de Amsterdã, Holanda, sobre a embolização prostática benigna. É relatada diminuição do volume da próstata, melhora do fluxo urinário e ausência de deterioração da função eréctil. A revisão conclui que o procedimento é seguro.

O médico Nestor Kisilevzky, do setor de embolização do Hospital Santa Catarina, de São Paulo, também na "Cardiovascular and Interventional Radiology" compara embolização da artéria prostática com a da artéria uterina, utilizada no tratamento de miomas. Na "Revista Argentina de Urologia", Kisilevzky e colaboradores apresentam resultados da embolização prostática e sugerem ser uma eficiente e segura alternativa para o tratamento da hiperplasia prostática benigna.


Endereço da página: