Folha de S. Paulo


Teste de saliva para a dengue

Um pouco de saliva em uma tira reagente, semelhante às usadas para medir glicose ou atestar gravidez, poderá, em 20 minutos, ajudar a fazer o diagnóstico de dengue, segundo pesquisa de Yi Zhang e colaboradores publicada na revista "Lab on a Chip".

Atualmente, os principais exames para diagnóstico da dengue são realizados a partir do sangue dos pacientes. Nenhum usa saliva.

Existe também o teste do antígeno NS 1, que permite o diagnóstico rápido a partir do primeiro dia da infecção, em 70% dos casos. São empregados ainda exames complementares de sangue, que nãosão específicos, mas ajudam no diagnóstico.

No trabalho "A stacking flow immunoassay for detection of dengue-specific immunoglobulins in salivar fluid", os autores destacam o sucesso obtido em detectar imunoglobulinas (anticorpos) do vírus na saliva.

A pesquisa descrita no estudo foi desenvolvida no Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia da Agência para Ciência, Tecnologia e Pesquisa de Cingapura.

O período de maior transmissão da dengue costuma ocorrer no verão. Em decorrência do acúmulo de águas residuais das chuvas, surgem os criadouros do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da virose.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre de forma continuada desde 1986. O maior surto aconteceu há dois anos, com cerca de dois milhões de casos notificados.


Endereço da página: