Folha de S. Paulo


Síndrome do coração partido

A dor sentida no coração por uma desilusão amorosa parece ter agora uma explicação. Na reunião anual do American College of Cardiology deste ano um estudo assinala um dramático aumento da doença de takotsubo nos EUA.

O takotsubo foi descrito pela primeira vez em 1990 na população japonesa com dor torácica. Como a radiografia da área cardíaca sugere um polvo em uma panela japonesa, ficou o nome "tako", de polvo, e "tsubo", para panela. Essa doença, também denominada Síndrome do Coração Partido, carateriza-se por dor no tórax, transitória e reversível disfunção das fibras musculares do ápice do coração e ausência de obstrução da artéria coronária.

Entretanto, o eletrocardiograma e os enzimas cardíacos sugerem um infarto do miocárdio. Com frequência não surpreendente para esses casos, o diagnóstico de takotsubo é confirmado por ecocardiografia e cateterismo, que mostra coronárias isentas de obstrução.

Estudo de Sadip Pant e colaboradores da Universidade do Arkansas, EUA, mostrou 21.748 pacientes com o problema em 2011, após vivenciarem estresse e sofrimento emocional em áreas de catástrofes naturais, principalmente em Vermont e no Missouri.

No Brasil, vários trabalhos relatam o diagnóstico da doença do coração partido, publicados nos "Arquivos Brasileiros de Cardiologia".

A "Revista Brasileira de Terapia Intensiva" publica estudo sobre pseudoinfarto agudo e takotsubo.


Endereço da página: