Folha de S. Paulo


A ciência interpretada pelo teatro

A grupo Arte Ciência no Palco reestreia neste sábado (6), às 21h, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet (rua Teodoro Baima, 94, Consolação), a montagem "A Dança do Universo", do jornalista e teatrólogo Oswaldo Mendes, inspirada no livro homônimo do físico Marcelo Gleiser, colunista da Folha.

A peça une o mundo objetivo (da ciência) ao mundo subjetivo (do teatro), segundo Mendes.

Com um ator interpretando o importante físico brasileiro Mário Schenberg, cujo centenário de nascimento comemorou-se este ano, é debatido o conflito entre a ignorância e o conhecimento desde os mitos da Criação.

Surgem a vida e as ideias de personagens como Copérnico, Kepler, Galileu, Newton e Einstein e com humor e poesia é abordada a condição humana desses homens que mudaram a nossa relação com a natureza e o universo.

Outras peças sobre a contribuição da ciência para a sociedade, o impacto das descobertas científicas e os seus problemas éticos já foram apresentadas pelo grupo.

Entre elas, "E agora, sr. Feynman ?", em que o prêmio Nobel de física Robert Feynman reflete sobre sua vida e dedicação à ciência, e "After Darwin", diálogo imaginário entre o jovem Charles Darwin em choque com as visões criacionistas do capitão do navio Beagle, Robert Fitzroy.

"A Dança do Universo" ficará em cartaz até outubro, com sessões às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos às 19h.


Endereço da página:

Links no texto: