Folha de S. Paulo


O efeito "talentos demais" no futebol

Estudo realizado por psicólogos sugere que excesso de jogadores geniais de futebol em um mesmo time pode diminuir a eficiência do grupo pela possível perda de coordenação da equipe.

É o que chamam de efeito "talentos demais".

A revista "Psychological Science" acaba de publicar on-line o trabalho "The too-much-talent effect. Team interdependence determines when more talent is too much or not enough", de Roderick I. Swaab e colaboradores.

Para os autores, em um esporte de alto nível de interdependência entre os jogadores, como no futebol, a presença de muitos talentos no time facilita, mas apenas até certo ponto. A presença de talentos demais pode criar uma possível perda de coordenação no time.

Essa análise apresenta uma contradição com a impressão já estabelecida de que muitos talentos juntos em um time podem colaborar para o sucesso de um time.

O estudo teve por base dados de times nacionais durante a qualificação para a Copa do Mundo de 2010.

A França, para a Copa da África do Sul, apresentou um dos melhores times para a competição, com grande expectativa por causa de seus talentosos jogadores. O resultado, porém, foi desastroso.

A hipótese dos autores é que quanto menos coordenação for necessária para uma equipe e quanto mais esportistas talentosos e habilidosos fizerem parte do time, melhor será o resultado. É o caso das equipes de basquete.


Endereço da página: