Folha de S. Paulo


O combate aos surtos de sarampo

O sarampo é provocado por um vírus altamente contagioso, disseminado por gotículas da tosse ou do espirro, e que atinge pessoas que não tenham sido vacinadas anteriormente.

Visando prevenir epidemias, pesquisadores americanos e alemães desenvolveram uma droga para uso oral que poderia ajudar a controlar os surtos de sarampo, se comprovado seu uso em humanos.

São positivos os resultados iniciais com animais de laboratório do ERDRP-0519, que não pretende substituir a vacinação. Ela servirá apenas para pessoas não imunizadas que entrarem em contato com portadores do vírus.

A pesquisa foi desenvolvida por Stephanie Krum e colegas e relatada na revista "Science Translational Medicine".

A FAPESP na China

Terminou ontem, em Pequim, o simpósio Brasil-China que visa aproximar cientistas de São Paulo com pesquisadores chineses. A reunião foi promovida pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em conjunto com a Universidade de Pequim.

A sessão inaugural foi instalada por Celso Lafer, presidente da Fapesp, e o diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz destacou a ciência feita em São Paulo e as oportunidades para colaborações internacionais.

A reunião é parte dos esforços da fundação pela internacionalização da pesquisa brasileira. A Fapesp já organizou simpósios nos EUA, no Reino Unido, no Canadá, na Espanha e no Japão.


Endereço da página: