Folha de S. Paulo


A complicada infertilidade masculina

A infertilidade masculina, em grande número de casos, é uma doença idiopática, isto é, de causa desconhecida, motivo pelo qual muitos pacientes ficam sem diagnóstico e tratamento, afirmou a pesquisadora Melissa R. Miller na 58ª Reunião Anual da Sociedade de Biofísica, encerrada ontem em Washington, D.C.

Miller e os coautores Polina Lishko e Yuriy Kirichok, do departamento de fisiologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, EUA, identificaram e caracterizaram canais iônicos responsáveis pela regulação do cálcio (CatSper), potássio e prótons dentro do espermatozoide.

O CatSper e a estimulação extracelular pelo hormônio progesterona disparam a hiperativação e motilidade dos espermatozoides, fazendo com que eles atravessem camadas protetoras do óvulo, fertilizando-o, relataram.

Quando há inatividade no canal iônico de regulação do cálcio, ocorre a infertilidade, o que sugere seu eventual uso como biomarcador para avaliar o potencial de fertilização do espermatozoide.

CLÍNICA MÉDICA

A Editora Atheneu lançará no dia 13 de março, às 19h30, no Espaço Alves Guimarães (rua Alves Guimarães, 85), "Clínica Médica "" Diagnóstico e Tratamento", com seis volumes, 6.254 páginas e 457 capítulos.

O livro, coordenado pelo professor Antonio Carlos Lopes, diretor da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, tem a colaboração de 729 especialistas.


Endereço da página: