Folha de S. Paulo


A visão dos motoristas

Na rotina das viagens de fim do ano, poucos se esquecem de fazer um check-up no carro. Raros motoristas, porém, lembram de si mesmos.

É importante saber se o exame médico da carta de motorista foi renovado. Sua desatualização pode interromper a viagem.

Esse importante exame de trânsito é uma inspeção de saúde e não uma consulta médica, explica o oftalmologista Carlos Tasso.

A avaliação mostra se a pessoa examinada apresenta dificuldade de visão e se está apta para assumir a direção de um veículo, entre outros problemas.

Na revista médica "Ophtalmology", Sabyasachi Sengupta e colaboradores do Wilmer Eye Institute, da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, analisam a influência da progressiva perda de visão por degeneração macular relacionada à idade, um problema encontrado em motoristas idosos.

Esse problema da retina pode reduzir a acuidade visual para distinguir objetos ou sinais na via pública, e seu agravamento determina incapacidade para dirigir automóveis.

Estudando portadores de degeneração macular entre 60 e 80 anos de idade, Sengupta observou que essas pessoas evitam dirigir grandes distâncias à noite e por mais de uma hora. E que muitos continuam na direção dos automóveis, apenas aumentando suas próprias restrições quanto mais severos seus problemas oculares.


Endereço da página: