Folha de S. Paulo


O consumo alimentar da população brasileira

Um estudo sobre o consumo alimentar da população brasileira mostra o uso inadequado de alimentos por adolescentes e idosos. A pesquisa está relatada em suplemento da "Revista de Saúde Pública", editada pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

Amanda de Moura Souza, da UERJ, e colaboradores mostram os alimentos mais consumidos pela população. O padrão básico consta de arroz, feijão, carne bovina, café e pão, presença de sucos, refrescos e refrigerantes e pouca participação de frutas e hortaliças. No consumo regional, constam farinha de mandioca no Norte e Nordeste, chá no Sul e muitos peixes na região Norte.

Os adolescentes consomem regularmente feijão, leite e guloseimas. As moças, embutidos, biscoitos doces e guloseimas. E todos têm baixo consumo de frutas e hortaliças e alta ingestão de biscoitos e refrigerantes.

Regina Mara Fisberg, da FSP/USP, e colaboradores mostram a ingestão inadequada de nutrientes entre os idosos. Encontraram elevada inadequação no consumo de alimentos com vitaminas E, D, A, cálcio e magnésio. Em relação ao sódio, 80% dos idosos e 61% das idosas tiveram ingestão habitual média de 3.232 mg/dia, bem acima do limite tolerável.

Com os resultados, Aluísio Dornellas de Barros, editor científico da revista, lembra da necessidade de intervenção comportamental nos hábitos alimentares para prevenir obesidade e distúrbios nutricionais entre os idosos.


Endereço da página: