Folha de S. Paulo


Uma doce solução para o bebê

Há controvérsias quanto à ação calmante da água com açúcar.

Entretanto, o açúcar é eficaz em um doloroso exame ocular de bebês recém-nascidos. Está comprovado.

Estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul publicado na revista "Clinics", com base na conhecida ação analgésica da glicose em nenês, mostra redução de dor com o uso de açúcar no exame para detectar a retinopatia da prematuridade.

Marlene Coelho da Costa e colaboradores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre examinaram 124 prematuros recém-nascidos no período de dois anos.

Dois minutos antes do exame, 70 bebês receberam por via oral 1 ml de solução de glicose a 25% (equivalente a 20 gotas de água destilada contendo 0,25 g de glicose).

O grupo-controle de 54 bebês não recebeu a solução açucarada.

Todos receberam anestesia ocular local, mas aqueles que não receberam a doce solução sinalizaram sentir mais dor, registrada por expressão facial, choro, padrão respiratório e estado de agitação de braços e pernas, com base na na escala Nips (Neonatal Infant Pain Scale).

ODONTOLOGIA

Na segunda-feira (15), às 19h30, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, haverá sessão solene do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, sob a presidência de Emil Adib Razuk, em comemoração ao Dia de Tiradentes.


Endereço da página: