Folha de S. Paulo


A dor do joelho

Entre operar o joelho por dores das lesões do menisco e da osteoartrite ou optar inicialmente por fisioterapia, a opção deve ser pelo tratamento não cirúrgico, segundo o médico Jeffrey N. Katz, do Brigham and Women's Hospital, de Boston, EUA.

Katz e colaboradores de sete centros médicos publicaram no "New England Journal of Medicine" estudo com 351 pacientes divididos nesses dois grupos.

No dia 19, mesmo dia em que a revista publicou o estudo, as conclusões também foram apresentadas em Chicago, na reunião anual da Academia Americana de Cirurgia Ortopédica: em pacientes sintomáticos, após seis meses, não havia diferença significativa entre os que foram tratados com cirurgia e fisioterapia no pós-operatório e aqueles que foram tratados somente com fisioterapia.

Entretanto, 30% das pessoas que só fizeram fisioterapia tiveram de se submeter à cirurgia nos primeiros seis meses seguintes. Por outro lado, 70% apresentaram melhora suficiente para dispensar a operação.

Em editorial, a revista refere que esses resultados sugerem que o tratamento não operatório deve ser a primeira opção, ficando a cirurgia reservada para uma minoria.
Odontologia

Termina hoje, às 17h, nos sete postos de votação do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, a eleição para a diretoria da entidade. Informações adicionais no site www.crosp.org.br.


Endereço da página:

Links no texto: