Folha de S. Paulo


Lanche engorda adolescente

TEMOS no Brasil pouco mais de 34 milhões de adolescentes, segundo o IBGE. No mesmo levantamento, realizado em 2010, 20,5% apresentavam excesso de peso e 4,9% eram obesos.

Uma das possíveis causas do excesso de peso desses jovens está um estudo de Amanda Solimani Teixeira e colaboradores da Faculdade de Saúde Pública da USP, publicado na "Revista Paulista de Pediatria".

Ao analisar os hábitos alimentares dos adolescentes, os autores viram que eles costumam substituir o almoço e o jantar por lanches.

Encontraram nos adolescentes obesos os que mais substituíam as refeições tradicionais por pizza, hambúrguer ou cachorro-quente.

Apesar de práticos e rápidos, os lanches são altamente calóricos, ricos em gordura e de pouco valor nutritivo.

Além de só engordar, essa alimentação inadequada, quando frequente, promove a redução na ingestão de alimentos saudáveis, como o arroz, o feijão, as frutas e as verduras com suas fibras, vitaminas e sais minerais.

Os autores sugerem a implantação, nas escolas, de um programa multidisciplinar com a participação de nutricionistas. Seriam orientados alunos e seus pais e responsáveis, visando à mudança de comportamento do adolescente frente à alimentação.

Essa medida de educação em saúde poderá evitar, nos futuros adultos obesos, o surgimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.


Endereço da página: