Folha de S. Paulo


Tudo certo para Timão e Tricolor?

Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Belo Borizonte, MG, 01-10-2017 - O Jogador Clayson do Corinthians, comemora o gol após a cobrança de penalti durante o jogo contra o Cruzeiro no Mineirão.Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência CorinthiansFoto:
Com gol de Clayson, Corinthians empatou com Cruzeiro em Minas Gerais por 1 a 1

O Corinthians achou ótimo empate e poderia ter vencido. O São Paulo subiu como tinha de subir, mas...

Clayson salvou de novo o líder Corinthians de derrota que parecia decretada, agora no Mineirão, como aconteceu contra o São Paulo, no Morumbi.

Não teria sido justa a derrota, menos pelo futebol alvinegro, mais por um erro de arbitragem, ao anular gol legal de Balbuena.

Ganhar dois pontos em seis disputados seria pouco não fossem ganhos fora de casa e em dois clássicos, contra o São Paulo e contra o Cruzeiro, ambos 1 a 1.

Estar oito pontos à frente do vice-líder Santos é valioso porque significam duas rodadas descartáveis para quem tem 12 a disputar, na verdade dez, enquanto quem o persegue terá de disputá-las pontuando em todas.

Tudo isso considerado é importante frisar: mais uma vez o Corinthians não jogou bem e não soube se aproveitar como deveria do desgaste cruzeirense devido à decisão da Copa do Brasil.

Também não jogou nada bem o São Paulo mesmo em casa e com o incentivo de mais de 43 mil torcedores diante do fragílimo Sport.

Achou um gol graças a dois erros bizarros da defesa pernambucana, tomou bola no travessão e ganhou por 1 a 0 porque, nos acréscimos, Sidão recebeu o espírito de quem o contratou, o ex-goleiro e técnico em preparação Rogério Ceni, e fez dois impressionantes milagres seguidos.

Para quem acha que o Tricolor está progredindo o jogo só não aumentou a preocupação porque, melhor de tudo, o time saiu da zona do rebaixamento.

E não pode relaxar porque o próximo adversário é o Galo, no Horto.

Futebol tem suas curiosidades.

O Corinthians ensaia ser campeão sem jogar bem.

O São Paulo não escapará de cair se não melhorar.

SANTOS, SEMPRE SANTOS

A encharcada vitória santista sobre o favorito Palmeiras por 1 a 0 o mantém como mais próximo concorrente do Corinthians.

Eis o Santos, no mínimo, habilitado a ser novamente vice-campeão brasileiro, numa temporada repleta de percalços, com elenco mais curto e menos talentoso que na temporada passada.

Um Peixe que nada contra a corrente com campanha surpreendente, sem o brilho de 2016, mas competitivo a ponto de contrariar não apenas o velho DNA ofensivo, até mesmo do técnico Levir Culpi.

Sem Renato e Lucas Lima, o time pôs por água abaixo a meta alviverde de fazer 18 pontos em seis jogos, incapaz de chegar ao nono ponto, também porque as duas vitórias anteriores, por magérrimas contagens mínimas, contra os anêmicos Coritiba e Fluminense, não autorizavam otimismo algum.

Se o Santos surpreende, o Palmeiras decepciona.

Se o investimento catariano ameaça fazer rapidamente do PSG uma potência mundial, o fruto de juros exorbitantes de sua patrocinadora alviverde, combinado com a falta de planejamento e de critérios, conduz ao naufrágio apesar do apoio da massa palmeirense.

TRIST CATALUNYA

Triste ver Camp Nou vazio na vitória do Barça sobre o Las Palmas, 3 a 0, com mais dois gols de Messi.

Triste ver a incapacidade dos dois lados, governo espanhol e separatistas catalães, para resolver a questão secular. Ainda mais quando tudo indica que se o plebiscito acontecesse livremente, a maioria diria não à separação.

O patriotismo é mesmo o último refúgio dos canalhas.


Endereço da página:

Links no texto: