Folha de S. Paulo


A frase que virou clichê para explicar o inexplicável volta à moda no Brasileiro

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
durante o jogo entre Corinthians/SP x Atletico Paranaense/PR realizado esta noite na Arena Corinthians, valido pela 14a. rodada do Campeonato Brasileiro de 2017. Juiz: Sandro Meira Ricci. Sao Paulo/SP/Brasil - 15/07/2017. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians ORG XMIT: Campeonato Brasileiro 2017 Corin ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Disputa de bola entre Marquinhos Gabriel, do Corinthians, e Paulo André, do Atlético-PR, em Itaquera

Se o futebol não surpreendesse tanto certamente não seria o esporte mais popular do mundo.

Se certas frases não virassem chavões talvez fossem mais usadas e não corressem o risco de serem esquecidas como a do radialista Benjamim Wright (1919-2000), pai do ex-árbitro, e também comentarista de arbitragem, José Roberto Wright.

Vira e mexe reaparecem ao menos para as novas gerações tomarem conhecimento delas e de seus autores e para servirem como muletas para fenômenos que escapam da lógica simplificadora em busca de explicações para tudo.

Como entender a surpreendente vantagem corintiana em só 14 rodadas do Brasileirão mesmo após outra surpresa, o empate com o Furacão na incandescente Arena Corinthians com mais de 40 mil torcedores?

O 2 a 2 encontra respostas simplesmente nas ausências dos titulares Pablo, Arana e Rodriguinho?

Ou no golaço excepcional de Jonathan e na infelicidade de Balbuena, ao desviar de cabeça uma bola que sairia?

Arana não levaria a caneta que Moisés levou no primeiro gol paranaense, mas daria o passe para o gol de empate de Jô? Pablo será assim o velho Gamarra para fazer falta tão imensa? E Rodriguinho é o novo Renato Augusto?

Ou nada é tão importante como o trabalho de Fábio Carille, o disciplinado pupilo de Mano Menezes e Tite que, para quem gosta de exagerar, já supera os mestres?

Se o Corinthians estivesse jogando um futebol de sonhos tais perguntas nem seriam feitas.

Como não joga, e nem poderia jogar com o time que tem, as respostas podem ser encontradas nos concorrentes mais diretos, quase todos envolvidos com a Libertadores, objeto de desejo maior que o Brasileirão, ou ainda com a Copa do Brasil, não tão relevante, mas com seu inegável charme e significado.

Renato Portaluppi vaticinou que o Corinthians, mais cedo ou mais tarde despencará, perderá três vezes seguidas como aconteceu com o seu Grêmio, o time que pratica o futebol mais vistoso do país.

Será mesmo o bastante para a diferença desaparecer, desde que, é óbvio, os concorrentes também não tropecem.

A sólida vantagem corintiana não garante nada diante do tanto de Campeonato Brasileiro ainda pela frente.

Em meio ao inesperado, contudo, não surpreenderá se mantiver, e até se ampliar, a vantagem porque, diferentemente de seus perseguidores, com exceção do Flamengo, com tempo para descansar e treinar.

O Flamengo possui jogadores mais decisivos, mais valiosos e mais qualificados, só não tem ainda um time, coisa que o Corinthians tem. Time médio e bem organizado.

Ninguém tinha visto no Brasileiro de pontos corridos um grupo fazer seus concorrentes comerem tamanha poeira tão rapidamente. Só que o Furacão mostrou que tudo que é sólido pode se desmanchar no ar.

Right or wrong?

SEM SURPRESA NO TÊNIS

Marcelo Melo só surpreendeu quem não acompanha o tênis de perto, embora os jogos de duplas estejam longe de terem a mesma cobertura que os de simples.

Após a vitória em Roland Garros em 2015, agora Wimbledon, num jogo que parecia não acabar nunca.

Benditos dez minutos para esperar o teto retrátil.

A dupla rival sentiu a parada.


Endereço da página:

Links no texto: