Folha de S. Paulo


O bom ladrão de bola adquire a importância que se dá ao passador

"DEFESA! DEFESA!", gritava a torcida do Vitória, no Ginásio das Cajazeiras, para tentar impedir a vitória do Paulistano no primeiro jogo das semifinais do Novo Basquete Brasil.

Talvez por ir ainda mais atrás de Stephen Curry na NBA só agora percebi que o grito, habitual há anos por lá, chegou cá.

Falta chegar ao futebol. Chegará? Duvideodó!

O dia em que o torcedor brasileiro no Maracanã pedir defesa em vez de ataque será porque trocamos os pés pelas mãos.

Seja como for, o grito de "Mais um! Mais um!" quando o time está vencendo desapareceu, o que revela que a vitória por margem mínima já é o bastante para o torcedor.

É neste contexto que o bom ladrão de bola adquire a importância que sempre se deu ao passador.

Porque há ladrões e ladrões de bola, como Ralf, ex-Corinthians, bom ladrão, e Gabriel, que tenta substituí-lo, só ladrão.

Digamos que Ralf é o velho e habilidoso batedor de carteiras, aquele que opera sem deixar marcas nas vítimas, imperceptível.

Gabriel, não. Assalta de arma em punho.

Um passa meses sem levar cartão amarelo. O outro raramente passa um jogo sem recebê-lo.

Roubar a bola é essencial porque, como diria o Conselheiro Acácio, ninguém faz gol sem ela –e também não leva se a possui.

Como está em voga discutir a importância de sua posse, será bom distinguir o tempo de estar com a bola do saber o que fazer com ela, se trocar passes laterais e até para trás, ou se tocá-la vertical e vertiginosamente na direção do gol.

Ter mais a bola e não saber muito bem como tratá-la é tudo o que um bom ladrão quer para explorar o erro do rival.

O inverso se dá como fez o Galo no primeiro gol contra o Godoy Cruz, anteontem: bola rodada de um lado pro outro no campo de defesa, até que, na linha divisória, Marcos Rocha vê Cazares se apresentar e a enfia na área para o equatoriano abrir o placar antes do quarto minuto do jogo.

Imagino que Roger Machado tenha ido à loucura de satisfação ao ver bem-sucedida sua ideia de transformar o Galo Doido em Galo Prudente e mais eficaz, porque faz gols como sempre e não os toma mais.

Mas atenção: o time que mais roubou bolas no Brasileiro passado foi o São Paulo, depois o Corinthians, o Internacional em terceiro...

Cristiane Mattos/Reuters
Roger Machado orienta a equipe do Atlético-MG durante jogo contra o Godoy Cruz, pela Libertadores
Roger Machado orienta a equipe do Atlético-MG durante jogo contra o Godoy Cruz, pela Libertadores

EM TEMPO

Já que falei de basquete, minha segunda paixão esportiva, o NBB está em vias de ter uma final histórica para a elite paulistana, entre o Paulistano (fundado em 1900), já classificado, e o Pinheiros (de 1899), a uma vitória, em casa, contra o Bauru, da decisão.

Existe enorme rivalidade entre Paulistano e Pinheiros. Nos anos em que joguei nos times infantil, juvenil e principal, com a camisa vermelha do primeiro, era proibido perder para o time azul e, de fato, foram nove jogos e nove vitórias nossas, que valeram, como prêmio, lanches em dobro no bar do restaurante do clube, deliciosos queijos-quentes com milk-shake de creme.

Então, Paulistano e Pinheiros disputavam posições intermediárias. Jamais venci Corinthians e Palmeiras e apenas uma vez, num jogo anormal, fora de casa e na quadra externa, ganhamos do Sírio.

Nada contra Bauru, mas tomara que dê queijo-quente.


Endereço da página: