Folha de S. Paulo


Viver a Olimpíada na Cidade Maravilhosa valeu ouro

A abertura foi de ouro. Irretocável.

Quem quiser achar defeito, acha, porque faltaram referências a Pelé, a Ayrton Senna, a Chico Buarque (embora com uma linda orquestração de "Construção") ou a Jorge Amado. Mas é procurar pelo em ovo.

A simpatia de Usain Bolt, a superação de Michael Phelps, a graça de Simone Biles transcenderam, um privilégio sem tamanho poder ver seus desempenhos de perto, monumentos olímpicos de pele e osso.

Os esportes que valeram medalhas aos brasileiros foram quase sempre os mesmos, com as brilhantes exceções do boxe, e cabe discutir até que ponto é mesmo esporte uma atividade cujo objetivo é machucar o próximo, da espetacular canoagem e do salto com vara. Se bem que o atletismo tem o hábito de nos presentear com gente como Thiago Braz, de maravilhosa petulância, assim como Isaquias Queiroz, senhores de si, donos de seus narizes.

A alusão ao boxe, fique claro, não diminui em nenhum quilate o feito de Robson Conceição.

Doeu ver as mulheres do vôlei de quadra e de praia saírem derrotadas, mas aquela dor da perda digna, de quem perdeu para rivais superiores.

Valeu ouro ver os argentinos torcerem além do futebol. Uma aula de humor, de garra, de combustível para motivar os atletas hermanos.

Como valeu ouro viver a Cidade Maravilhosa que jamais esquecerá os dias olímpicos.

Rio de Janeiro de contrastes.

Da zona sul à Cidade Olímpica, o Brasil.

Do Leblon à Barra da Tijuca, passando pelo Complexo do Alemão -não confundir com o de vira-latas.

Da paisagem deslumbrante que a tensão entre o mar e a montanha proporciona, à miséria deplorável que assusta.

Valeu o ouro da festa democratizada, no chamado Boulevard Olímpico, na revitalizada zona portuária, o espaço para quem não faz parte da elite que pôde comprar ingressos para os Jogos.

Nunca se viu nada parecido, nunca se viu tanta gente assim, a ponto de ser preciso estabelecer mãos de direção para pedestres.

Lata, antes de mais nada, para os nadadores americanos que forjaram um assalto certos de que mais uma pedra na Geni seria aceita sem contestação, no que até tinham razão, pois os organizadores da Rio-16 logo pediram desculpas. Mas a mentira tem braçadas curtas. O medalhado virou merdalhado.

Lata também para essa gente branqueada que vaiou o francês na concentração e no pódio, comportamento inaceitável que decretaria, preciso fosse, a falência do sistema educacional brasileiro.

Lata ainda para os cruéis desalojamentos, manu militari, de famílias inteiras para as quais os Jogos também serão inesquecíveis, mas por razões opostas. Dolorosamente inesquecíveis.

Chamada - Rio 2016


Endereço da página:

Links no texto: