Folha de S. Paulo


Audácia máxima

O Santos quase foi o quarto grande derrotado pelo Audax.

O Palmeiras perdeu na primeira fase (2 a 1), em Osasco. O São Paulo levou goleada (4 a 1) nas quartas, também em Osasco, e o Corinthians sucumbiu nos pênaltis após empatar (2 a 2), em casa, nas semifinais.

Um erro básico de Tchê Tchê, ao dar de presente o gol de empate santista, evitou que o time de Osasco fosse para a Vila Belmiro, no domingo que vem, em vantagem.

Verdade que o 1 a 1 foi justo porque não só o Santos jogou melhor no primeiro tempo, quando acertou duas vezes o travessão com Ricardo Oliveira, como, ainda por cima, não teve assinalado um pênalti claro no zagueiro Gustavo Henrique.

Dorival Júnior deixou o Audax à vontade nos primeiros 15 minutos de jogo e partiu para cima depois, com tamanha superioridade que forçou Fernando Diniz a trocar Juninho por Wellington e melhorar seu poderio ofensivo no segundo tempo.

Aí sim, o Audax mostrou sua força, abriu o marcador com gol do colorado Mike ao receber do neo-palmeirense Tchê Tchê, que depois proporcionou o gol santista.

Tchê Tchê deu um passe para cada gol, um para cada Tchê.

O próximo capítulo é uma enorme interrogação.

Que o Audax não alterará sua forma de ser na aparentemente inexpugnável Vila Belmiro é óbvio.

Para quem suportou 40 mil torcedores na Arena Corinthians e de lá saiu finalista, nada assusta.

Mas é claro que o Santos ganhou mais um alento em seu favoritismo, embora possa manter a invencibilidade na Vila (26 jogos, 10 meses, cinco anos no estadual) e mesmo assim não ser campeão pela 22ª vez,o que, se acontecer, o fará empatar em títulos com o Palmeiras.

DECISÃO OCULTA

Por mais que haja quem ainda defenda os Estaduais, ontem, nas edições dos dois maiores jornais paulistas, o primeiro jogo da decisão do Paulistinha nem sequer mereceu chamada, por menor que fosse, na Primeira Página.

Certamente porque entre o pequeno Audax e o Santos, dono da apenas quarta maior torcida de São Paulo. Mas deveria fazer pensar quem faz futebol no país. Parece que este colunista não está sozinho.

AMADORES

O ex-presidente do São Paulo Carlos Miguel Aidar acabou expulso do conselho vitalício do clube. O presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, teve as contas reprovadas e está sujeito a processo de impeachment. O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, vê correligionários seus envolvidos em mais um escândalo.

O amadorismo de nossos cartolas segue em sua prática de sangrar os clubes que dirigem.

Enquanto isso, em Brasília, a bancada da bola já se articula para sabotar o projeto de lei sobre as Sociedades Anônimas do Futebol.

Os amadores amam o dinheiro que não lhes pertence.

VIAJA, MARCO POLO!

Embora também exista quem negue haver provas contra Marco Polo Del Nero na Justiça americana, a CBF não informa se seu presidente viajará com a seleção para os EUA, sede da Copa América, em junho.

Razão pela qual continua a campanha desta coluna: "Viaja, Marco Polo, viaja!". Honre o nome do viajante veneziano!


Endereço da página:

Links no texto: