Folha de S. Paulo


Ei, tem jogo da seleção!

Se você não sabe, fique sabendo que a sua seleção brasileira jogará dois amistosos depois de amanhã( 5) e na terça-feira (8) que vem nos Estados Unidos, contra a Costa Rica (38ª no ranking da Fifa), em Nova Jersey, e contra os Estados Unidos (29º), em Massachusetts.

Como, a seleção não é sua?! É da CBF? No máximo é do Dunga?!

A seleção (5ª no ranking) é sua sim, é minha, é nossa. Deixá-la ser da CBF é fazer o jogo que os cartolas querem porque eles a vendem e desvendem a seu bel prazer. O nosso desprezo, o nosso nojo, só os beneficia.

Como você, estou muito mais interessado no jogo do meu time no domingo do que no da seleção no sábado. E, ainda como você, estou indignado que um dos principais jogadores de meu time não estará em campo no Dérbi, porque está na seleção.

Mas fomos nós que deixamos as coisas chegarem a este ponto, ao permitir que a Casa Bandida do Futebol trate a seleção como coisa sua, melhor dizendo, "cosa nostra", e que os cartolas dos clubes para os quais torcemos se submetam a não parar os campeonatos de que participam quando joga a seleção.

A CBF não merece ser diabolizada, seus cartolas sim, porque eles a transformaram em Casa Bandida. Do mesmo modo, o Brasil não é uma porcaria, somos nós que elegemos quem não faz dele o que poderia ser.

É verdade que o Brasil será Brasil sempre, com as seis letras que o identificam e que a CBF, à cuja sigla pega mal associar a marca, poderemos mudar para, por exemplo, ABF, de Associação Brasileira de Futebol, quando também as inúteis federações estaduais não existirem mais.

Porque é sabido que você verá os amistosos destes dias.

Não minta para mim e, principalmente, para você. Bem sei que, se a Costa Rica vencer, você, da boca para fora, dirá que está feliz, que é bem feito!, mas, no fundo, terá raiva, amargor, por ver o que estão fazendo com o time que amávamos tanto.

Admito, e me arrependo, que há muitos anos tenho chamado a seleção brasileira de seleção da CBF, do Dunga etc. Está errado.

Porque acaba sendo uma maneira de virar as costas, de dizer "não tenho nada com isso, vocês que se virem".

O resultado é este que sentimos na carne ao ver o Santos sem Lucas Lima, o Corinthians sem Elias, a dupla Gre-Nal sem seus goleiros, o Botafogo sem o dele etc, etc, etc.

O cinismo é de tal ordem, o escárnio é tamanho que ao anunciar que no ano que vem não haverá coincidência de jogos da seleção com os dos clubes, a cartolagem acha que o torcedor não percebe que dá no mesmo jogar simultaneamente ou no dia anterior ou no seguinte.

O que o torcedor quer é seu time completo, porque não está nem aí se tiver que escolher ver um jogo da seleção ou outro do clube do coração. A escolha é óbvia e o time de verde e amarelo será sempre o preterido.

E atenção, Jênios da CBF: está escrito preterido e não preferido.


Endereço da página: