Folha de S. Paulo


Começa o 2º turno!

DOS JOGOS de hoje só mesmo o entre Coritiba e Chapecoense não interessa a não ser para os dois.

Porque os demais envolvem briga pelo título e por vaga na Libertadores, esta taça maldita e tão ambicionada por todos porque acostumados à miséria do continente.

Ponte Preta e Grêmio, em Campinas, põe frente à frente a aparentemente recuperada equipe paulista contra a gaúcha em franca ascensão e até favorita apesar de fora de casa.

Corinthians e Cruzeiro, em Itaquera, clássico que decidiu o Brasileirão de 1998, é o encontro de dois derrotados no meio de semana pela Copa do Brasil e com o líder do campeonato traumatizado pela perda de Luciano, o atacante que apareceu como a solução para quem tem enorme dificuldade em fazer gols.

Vagner Love, que somado a Cristian custa mais do que Guerrero custava, terá ou não mais uma chance para mostrar que não deixou seu futebol na China?

Na mesma hora, às 16h, o problemático São Paulo que não ata, mas desata, enfrenta o ainda mais problemático Flamengo, que desata, mas não ata. Oswaldo de Oliveira chegou para atar?

Ao Tricolor parece não restar outro caminho a não ser o de insistir com Juan Carlos Osorio e esperar um 2016 depurado da insegurança e apatia que insistem em atacar seu elenco regularmente irregular.

No jogo de Porto Alegre, quem interessa mais é o Furacão, porque o minuano congela o Inter, também de técnico novo, Argel Fucks, que está aparentemente fora do páreo, ao contrário do time paranaense.

O Fluminense, o quarto colocado, joga em Joinville com obrigação de vencer o JEC, em penúltimo lugar. O tricolor carioca dava impressão mais favorável sem Ronaldinho Gaúcho.

Finalmente, o Galo em queda recebe o Palmeiras que sobe, desce, desce e sobe. Gabriel faz falta, muita, e Arouca também está fora.

Dizer que o Galo foi o time mais prejudicado pelas arbitragens no 1º turno é um exagero, porque o Flamengo detém a indesejável marca.

Mas é fato que nas últimas duas rodadas, contra Grêmio e Chapecoense, o time mineiro penou com os erros do apito e o custo foi alto, nada menos que a perda da liderança.

O Corinthians termina a rodada líder mesmo se perder do Cruzeiro graças aos surpreendentes quatro pontos que livrou sobre Galo e Grêmio.

Tanto o Palmeiras quanto o São Paulo poderão voltar ao G-4, caso o Fluminense não vença.

Tudo indica que o returno será assim em suas 19 rodadas e que oito times com 30 pontos em diante, do Furacão em 8º ao Corinthians em 1º, têm direito a sonhar grande.

SEM SIGILO

A decisão da CPI do Futebol de abrir os sigilos de Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, e de Wagner Abrahão, o empresário do Grupo Águia que tem cadeira cativa na entidade seja quem for que a presida, é um começo promissor das investigações comandadas pelo senador Romário Faria (PSB-RJ)

"Estou com sangue nos olhos", disse ele à coluna na última terça.


Endereço da página:

Links no texto: