Folha de S. Paulo


A nova velha CBF

Piadas sem graça, Marco Polo Del Nero começa sua gestão com maquiagens dignas de mau maquiador.

Inventou uma diretoria de ética e transparência e indicou um deputado federal mineiro, Marcelo Guilherme de Aro Ferreira, que não só é herdeiro de uma família que teve de renunciar à Federação Mineira de Futebol, depois de explorá-la por anos a fio, como é membro da comissão que debate a Medida Provisória do futebol, numa cooptação que configura claro conflito de interesse.

Marcelo Aro, como é chamado, é neto do coronel José Guilherme Ferreira, que presidiu a FMF a partir de 1966, sucedido por um tio do deputado em 1987, quando Elmer Guilherme Ferreira assumiu o posto e fez secretário-geral seu irmão, José Guilherme Ferreira Filho, pai do parlamentar.

Ambos tiveram prisões preventivas pedidas pelo Ministério Público de Minas em 2003, indiciados pela CPI da CBF/Nike, denunciados por formação de quadrilha, falsificação de documentos e apropriação indébita e tiveram que se afastar da Federação.

Não satisfeito, Nero nomeou o empresário João Agripino Dória Jr. para chefiar a delegação brasileira na Copa América que será disputada no Chile no mês que vem.

João Dória Jr., como prefere ser tratado, tem com o futebol a mesma familiaridade que Neymar tem com física quântica, além de ser santista como o craque do Barcelona.

Sua indicação parece provocação, embora o posto seja decorativo.

Tucano que esteve nos planos de Geraldo Alckmin para ser candidato a prefeito paulistano em 2012, o empresário foi um dos criadores do "Cansei", em 2007, movimento que não sobreviveu ao ridículo a que foram expostos seus idealizadores e que, parece, morreu de estafa.

Promotor de convescotes sempre frequentados pelos principais empreiteiros do país, sua imagem de "bebê Johnson" deve ter influenciado Nero e seus novos cartolas, preocupados em higienizar a imagem da CBF depois das gestões Teixeira/Marin, embora o próprio Nero tenha participado intensamente da de Marin.

Que papel está desempenhando o secretário-geral Walter Feldman nisso tudo é fácil imaginar. A tal ponto que Marin está, segundo seus próximos,"profundamente magoado", sentindo-se traído, embora não tenha o direito de estar surpreso, dada a carreira de Nero na Federação Paulista de Futebol, quando apunhalou José Eduardo Farah.

Nero sinaliza com clareza que engrossa a oposição ao governo federal e há até quem diga que Dória recebe da CBF um impulso para criar, se não um novo partido político, um outro "movimento cívico" que não se canse tão rapidamente como o anterior.

Já a torcida brasileira, aquela pequena parte que ainda dá bola à seleção, espera que os convocados por Dunga para disputar o torneio no país andino tenham fôlego suficiente para defender as esmaecidas cores verde e amarelo depois do vexame do 7 a 1.

O grupo chamado por ele é o que há de melhor para representá-las.


Endereço da página:

Links no texto: