Folha de S. Paulo


De Baker a Tillerson, nos salões do Kremlin

A 9 de fevereiro de 1990, o secretário de Estado dos EUA, James Baker adentrava o Kremlin, para se reunir com Mikhail Gorbatchev, presidente da URSS. A queda do Muro de Berlim, ocorrida três meses antes, ditava a agenda, centrada na reunificação alemã e na arquitetura da segurança europeia pós-Guerra Fria.

Gorbatchev, para engolir a pílula de uma Alemanha reunificada e ancorada na aliança com Washington, buscava limites à expansão, na Europa oriental, da Otan, aliança militar liderada pelos EUA. Baker teria sido ambíguo em respostas ao dirigente soviético.

Jim Watson - 17.jan.2017/AFP
Former ExxonMobil executive Rex Tillerson, US President-elect Donald Trump's pick for US Secretary off State, attends the Chairman's Global Dinner a black-tie, invitation-only dinner aimed at introducing foreign diplomats to the team tasked with implementing the
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, em evento com diplomatas

Anos depois, países vizinhos à Rússia, como Polônia e Lituânia, aderiam à confraria militar norte-americana. Moscou reclama de promessas rompidas. Washington argumenta jamais ter firmado acordo sobre o tema.

"Durante a atividade diplomática envolvendo a reunificação alemã em 1990, os Estados Unidos repetidamente ofereceram à União Soviética garantias informais contra futura expansão da Otan na Europa oriental", escreveu o pesquisador norte-americano Joshua Shifrinson, da Escola de Governo George Bush, em texto de 2016.

Nesta semana, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, se reúne no Kremlin com o presidente russo, Vladimir Putin. No encontro Baker e Gorbatchev, sobrevivia algum otimismo sobre laços bilaterais, hoje castigados pela desconfiança mútua.

Putin interveio na Síria, entre outros motivos, para demonstrar força bélica e ofuscar o revés geopolítico com a Ucrânia. Em 2014, um novo governo ucraniano retirou o país da área de influência de Moscou e aproximou-o da União Europeia, dos EUA e da Otan.

Para o governo russo, a opção da Ucrânia representou fragorosa derrota geopolítica, com a perda do mais relevante vizinho, e aplicou duro golpe na retórica de Putin, apoiada na ideia de ter eliminado a instabilidade responsável por corroer o poder do Kremlin, nos planos doméstico e externo, durante a era Mikhail Gorbatchev (1985-1991) e Boris Yeltsin (1991-1999).

Fortalecido ao salvar o ditador Bashar al-Assad, Putin planejava costurar um acordo de paz na Síria, com negociações em curso no Cazaquistão. Usaria também, em caso de sucesso, tal cacife político na busca de solução diplomática para a guerra da Ucrânia, de olho numa fórmula a ser vendida como vitória à opinião pública russa e no fim das sanções econômicas decretadas por EUA e União Europeia.

No conflito ucraniano, Putin anexou a Crimeia e apoia separatistas, enquanto os EUA auxiliam o Exército de Kiev e impõem sanções econômicas a Moscou, em modelo transcrito da finada Guerra Fria.

Putin e Tillerson vão falar sobretudo da tragédia síria. Poderiam, no entanto, abordar ainda a raiz da deterioração das relações entre o Kremlin e a Casa Branca, ao tentar eliminar desconfianças cultivadas desde o fim da Guerra Fria. Uma relação bilateral mais equilibrada contribuiria decisivamente na busca pela paz na Síria e na Ucrânia.


Endereço da página:

Links no texto: