Folha de S. Paulo


'Te vejo no tribunal'

Mais uma atividade para engordar a lista de serviços prestados por cães à sociedade humana: Marshal, um labrador preto, empresta carisma e propriedades calmantes a vítimas de crimes e a testemunhas submetidas ao estresse de julgamentos.

Desde o final do ano passado, o cachorro circula por corredores em tribunais no condado de Thurston, em Washington, nos Estados Unidos, onde virou estrela do Judiciário. A iniciativa ganhou espaço na mídia norte-americana, do que provavelmente decorrerá maior presença canina nos meandros da Justiça.

Thiago Elcerdo
Ilustração para a coluna Bichos, de Jaime Spitcovsky, na revista sãopaulo de 03/04

A tarefa de Marshal consiste em compartilhar momentos com as vítimas de um crime antes e depois de elas enfrentarem o desgaste de um processo judicial.

O cachorro confortou, por exemplo, Amanda Jackson, bancária que ficou sob a mira de um bandido num assalto à agência em que trabalhava. Um longo processo, com várias sessões, levava Amanda com frequência ao tribunal.

Antes e depois de cada participação, ela desfrutava da companhia do labrador por alguns minutos. "Marshal representava simplesmente uma parte enorme de saber que, cada vez que tivesse que ir ao tribunal, eu tinha também um motivo para sorrir, e não apenas para ter medo", declarou ela à TV local.

Reprodução/Instagram

De temperamento dócil e equilibrado, Marshal passou por treinamento em uma instituição no Estado do Havaí, que o doou. O labrador já domina dezenas de comandos.

A advogada Kim Carroll trabalha com ele no dia a dia. O animal a acompanha, por exemplo, em visitas a famílias envolvidas em disputas judiciais, momento em que também entra em contato com crianças. Sempre com muita calma e placidez.

O adestramento do cão não para. A próxima tarefa, já em fase de preparação, consistirá em fazer com que Marshal possa acompanhar julgamentos dentro da sala do júri. Quem quiser conhecer mais sobre a iniciativa ou vê-lo em ação pode conferir seu perfil no Instagram.


Endereço da página: