Folha de S. Paulo


Carrapatos e a União Europeia

Divido minha paixão por pets com a fascinação por política internacional, que acompanho há décadas. E, recentemente, ao ler um texto no site da tradicional BBC, consegui misturar os dois assuntos.

A manchete capturou minha atenção por tratar de uma ameaça a animais de estimação: "Proprietários de cães recebem alerta sobre nova doença de carrapato". Com a mesma atenção com que busco o parasita escondido entre os pelos de meus pets, mergulhei na notícia.

Elcerdo
Ilustração da coluna Bichos Ilustração: Elcerdo

Em março, o Reino Unido relatou pela primeira vez uma onda de babesiose, doença provocada por um protozoário conhecido em terras brasileiras. O carrapato, portanto, pode ser o vetor que, ao picar o hospedeiro, transmite o causador da enfermidade –potencialmente letal, caso não tratada a tempo.

Os britânicos registraram casos da doença na cidade de Harlow. Dois cães morreram e outros foram salvos com transfusões de sangue e medicação. Registrou a BBC: "Especialistas dizem que será impossível parar a expansão da doença".

Veterinário entrevistado enfatizou a importância de uma nova ofensiva contra o carrapato, vetor de diversas doenças, inclusive para humanos. Na batalha, o Reino Unido conta com ajuda do "Big Tick Project" ("Projeto Grande Carrapato"). Trata-se de ampla pesquisa sobre o parasita, desenvolvida pela Universidade de Bristol e descrita como o maior estudo sobre o tema já feito ali.

Em mais um texto da BBC, surge a suspeita de que a doença foi importada. E, como origem, é apontada a adoção de normas mais flexíveis, em 2011, para a entrada de cães, a fim de alinhar o país com as normas da União Europeia.

O ataque do carrapato significa mais munição para a disputa do dia 23 de junho, quando os britânicos irão às urnas decidir se abandonam a União Europeia. O problema veterinário cai como uma luva para os setores desejosos em ver Londres se afastar do bloco, argumentando que participar da aliança trouxe mais problemas do que soluções.


Endereço da página: