Folha de S. Paulo


Livro de penteados é site impresso, mas pode ser um bom presente

veja

O livro "Paixão Por Cabelos" é uma mistura de blog e Pinterest impressos em papel. Assinada pela blogueira americana Christina Butcher, a obra ensina a fazer rabos de cavalo, coques e tranças — ao todo são 82 penteados.

Paixão Por Cabelos
Christina Butcher
l
Comprar

Para cada penteado, a página da esquerda traz um pequeno texto, com o nível de dificuldade, o comprimento do cabelo indicado, se será preciso pedir ajuda ou usar um aplique. Na direita, um infográfico nos melhores moldes Pinterest ensina a fazer todo tipo de malabarismo capilar em apenas cinco passos.

Nesse passo a passo resumido é que mora o maior problema do livro. Em tempos de tutoriais no YouTube, a explicação impressa carece de mais detalhes. Afinal, por que gastar cerca de R$ 50 num livro que está on-line — todos os penteados estão no blog da autora, hairromance.com (em inglês).

Uma trança simples pode ser explicada em poucos passos, já uma feita em cascata dupla precisaria de um pouco mais de espaço.

A história é outra no caso dos rabos de cavalo e coques. A maioria é simples de fazer e ajudam a dar ideias para penteados de festas ou mesmo para mudar o look do dia a dia.

Destaque para o o passo a passo sobre como prender cabelos encaracolados usando elásticos com gancho, que permite manter o formato dos cachos. A autora tem cabelos enrolados e dá várias dicas de como arrumá-los em seu blog. Nos EUA, ela está para lançar uma nova publicação apenas para as cacheadas.

veja

Outra dica bacana do livro é como fazer o rabo de cavalo com volume no alto da cabeça, um clássico dos anos 60 que vive aparecendo repaginado nas semanas e editoriais de moda.

Outros penteados fáceis são o coque duplo (que pode ser uma boa para quem está deixando o cabelo crescer) e o coque "tore e prende", que nada mais é do que torcer e prender as mechas de um rabo de cavalo ao redor do elástico, formando um coque.

O livro é uma ótima opção de presente para mulheres que amam suas madeixas, para cabeleireiras então, nem se fale. Mas em tempos de crise, vale a pena ficar de olho no site e no Instagram da autora e economizar.


Endereço da página:

Links no texto: