Folha de S. Paulo


Adesivos indicam a hora de sair do sol

Depois dos braceletes fitness, adesivos que monitoram a exposição da pele ao sol devem ser o novo gadget vestível a entrada na moda.

A marca francesa La Roche-Posay lançou essa semana em Las Vegas (EUA), durante uma feira de tecnologia, um adesivo que monitora e analisa a quantidade de radiação UV recebido. Depois de tomar sol, o usuário tira uma foto do adesivo com o celular e o aplicativo faz a análise.

Transparente, o adesivo contém corantes fotoativos que levam em consideração o tom de pele e mudam de cor quando a pessoa fica exposta a raios UV para indicar diferentes níveis de exposição ao sol – e, consequentemente, a hora de ir para sombra.

Divulgação
Adesivo que monitora a radiação UV
Adesivo em formato de coração monitora a radiação UV

De acordo com a empresa, o adesivo pode ser usado por até cinco dias, é a prova d'água, suor e protetor solar. O gadget foi criado a partir de uma parceria de L'Óreal com MC10, que faz sensores para 'wearables'.

Já existem adesivos e pulseiras que mudam de cor conforme o tempo que ficam expostos ao sol. Em São Paulo, a Drogaria Iguatemi vende a Sundicator, que indica a hora de reaplicar o protetor ou sair do sol conforme muda de cor. A pulseira ou a embalagem com duas unidades saem por R$ 13,45 cada.

O aplicativo Skin Vision analisa manchas e pintas a partir de fotos e promete informar potenciais focos de câncer de pele. O app está disponível na Play Store e na App Store brasileiras.

Segundo as pesquisas feitas pela L'Oreal no país, apenas 32% dos brasileiros usam protetor solar, "ainda que 98% dos consumidores estejam cientes de que a exposição ao sol sem proteção pode causar problemas de saúde", explica Maíra Matta, diretora de Marketing da marca no Brasil.


Endereço da página: