Folha de S. Paulo


Queridinho em 2015, batom líquido exige paciência para aplicar

O batom líquido é um dos best sellers de maquiagem do ano. Com cores bastante pigmentadas e longa duração, eles conquistaram corações. "As vendas estão cada vez melhores", diz Julia Benedetti, diretora de marketing da Catharine Hill, que lançou seu batom líquido no meio do ano.

A quantidade de pigmento maior do que os batons normais ajuda na fixação. "A fórmula é feita para secar rápido, assim, depois de aplicado, ele fixa bem os pigmentos nos lábios - diferente das texturas cerosas de um batom tradicional, que continua úmido na boca e sai conforme falamos ou bebemos água", explica Marcela Nogueira, gerente de maquiagem e perfumaria da "Quem Disse, Berenice?".

Os batons líquidos têm menos cera que os tradicionais e, em algumas fórmulas, contém silica - que dá o aspecto sequinho. A silica é bastante usada nos pó translúcidos, finalizadores, para tirar o brilho da pele.

O único problema é que o efeito seco pode ressecar os lábios. "Eles duram bastante tempo, mas podem deixar os lábios secos ao usá-los durante todo o dia", explica Damian Castellanos, maquiador da Make Up Forever.

"O ideal é esfoliar e hidratar os lábios antes de aplicar, pois assim você tem um acabamento perfeito e uniforme, diz o maquiador.

A maquiadora Cinthia Cesário, da Sephora, diz que esfoliar os lábios evita que o batom marque as "pelinhas" ou rachaduras da boca. "Uma boa dica é retirar o excesso de hidratante labial com um lenço de papel [para evitar borrões]. Se estiver com pressa evite os batons líquidos, eles exigem mais dedicação na hora de aplicar", diz.

"Use um lápis labial para alinhar e preencher os lábios, o que vai evitar que o produto marque as linhas dos lábios", indica Castellanos.


Endereço da página:

Links no texto: