Folha de S. Paulo


Finalizador certo dá volume aos cabelos finos e oleosos

Quem tem cabelo fino morre de medo de deixá-los "lambidos" e acha que qualquer produto sem enxágue é um 'ensebador' em potencial. Não é bem assim, há produtos específicos para dar volume sem pesar e engordurar os fios. Finalizador não é sinônimo de óleo para reparação – que pode trazer mais oleosidade.

"Tem muitas clientes que gastam muito dinheiro tentando acertar no xampu e condicionador para deixar os fios soltos e com movimento, mas, às vezes, o que falta perfeito é o finalizador", diz Viktor I, cabeleireiro e consultor de O Boticário.

Ele gosta de usar mousse para fazer a escova enrolada (tipo Gisele) nos cabelos fininhos. "A mousse usada antes da escova dá uma textura diferente aos fios e ajuda a manter qualquer penteado por mais tempo, mesmo se for só a escova", afirma. E no dia seguinte, dá pra reciclar o escovão? Sim, o segredo está no xampu a seco (veja como usar na galeria abaixo)..

Algumas linhas profissionais têm produtos que servem exatamente para levantar a raiz. "Eu gosto de oferecer as minhas clientes um ciclo completo para cuidar do cabelo, desde o xampu até o finalizador", diz Jr Hordan, cabeleireiro e consultor da Paul Mitchell.

"Os finalizadores são como uma maquiagem para os fios", afirma. A ideia é que um dia você possa estar de batom vermelho e cabelos super chapados. No outro, de batom nude e fios cacheados ou ainda fios escovados, mas com aspecto bagunçado. "Ninguém consegue esses efeitos apenas com xampu", diz Jr.

Pesquisa recente da L'Oreal mostra que as poucas brasileiras que usam finalizadores, nunca compram mais de um tipo diferente (um mousse e um beach spray, por exemplo), enquanto o oposto acontece com os xampus e cremes que lotam as prateleiras dos boxes.

"A brasileira está começando a deixar um pouco de lado a ditadura do cabelo natural sempre e começa a pensar em texturas diferentes", diz Viktor.


Endereço da página:

Links no texto: