Folha de S. Paulo


Cabelo opaco e bagunçado é tendência; veja como fazer

O cabelo com cara de quem acabou de levantar da cama está na moda. Nada de fios super-escovados ou superlisos. Movimento é a palavra da vez, aliado a uma textura opaca. "Opaco não significa cabelo seco e sem vida", alerta Marcos Proença, que criou um visual "podrinho" no desfile da Pat Pat's (que teve as praias da Califórnia como inspiração).

O estilo rock/grunge dos anos 90 está na passarela desde 2013. O diretor cirativo da Yves Saint Laurent, Hedi Slimane, que mostrou camisões xadrez no início do ano passado, foi bastante criticado pela coleção, mas manteve a aura rock and roll. Por aqui, no começo deste ano a Cavalera se inspirou nos festivais dos anos 70. Em comum nas duas grifes: cabelões rebeldes.

O segredo por trás desses cabelos são os finalizadores. Beach spray, laquê e pomadas em pó tiram o brilho natural do cabelo e deixam os fios cara de quem estava na praia.

Segundo Proença, para criar um cabelo como o do desfile, ele usou pomada é pó na raiz dos fios (para dar volume). Criou ondas com baby-liss (e depois as desmontou com os dedos) e finalizou com laquê nas pontas.

Nacho Doce/Reuters
Cabelo com aspecto de 'seco no vento', criado por Marcos Proença para o desfile da Pat Pat's
Cabelo com aspecto de 'seco no vento', criado por Marcos Proença para o desfile da Pat Pat's

O beach spray dá um efeito parecido para quem tem cabelo lisos. As onduladas e cacheadas podem abusar do difusor. "Tem coisa mais anos 90 do que difusor", brinca o cabeleireiro Jean Paulo, que ensina como criar um cabelão selvagem.


Endereço da página:

Links no texto: