Folha de S. Paulo


Sombra dourada e bexiga para deixar fios em pé marcam beleza do SPFW

O ESFUMADO DE UMA SOMBRA SÓ

O maquiador Marcos Costa apresentou uma maquiagem "solar" no desfile de Raquel Davidowics para a UMA. Nas pálpebras, ele usou sombra dourada nas modelos brancas e bronze nas negras (para das o contraste com a pele).

Apenas com uma cor, o maquiador criou o efeito esfumado (sem precisar marcar o côncavo). "Comece aplicando na raiz dos cílios, depois passe a sombra com intensidade em toda a pálpebra móvel. Use o dedo e um pincel de cerdas grossas para esfumar em duas direções: para cima, ultrapassando o côncavo, e até o final da sobrancelha", afirma.

No desfile a sombra alcança a sobrancelha, na vida real, ela pode ficar mais para "baixo", indo até o côncavo.

"Eu falo para quem está começando: o mais importante na maquiagem é aprender a esfumar", diz Costa. Para o maquiador, o segredo de um make profissional está no degrade que acaba no tom mais claro, quando o colorido do produto quase que integrado ao tom da pele.

Ele finalizou o make usando uma sombra pérola para iluminar o cantinho interno dos olhos e as têmporas, além de blush pêssego. "Usei um batom seco e cor de boca e as próprias modelos passaram com o dedo", afirma Costa.

Paulo Whitaker/Reuters
Sombra dourada no desfile da UMA
Sombra dourada no desfile da UMA

CABELO EM PÉ

Antes das modelos entrarem na passarela, Celso Kamura passou uma bexiga nos fios. A eletricidade estática serviu para deixar os fiozinhos da raiz em pé. Dessa forma, ele deu um ar desarrumado e tirou a pecha de engomadinho do coque-banana.

Divulgação
Modelo com coque-banana em desfile do Alexandre Herchcovitch. Fiozinhos
Modelo com coque-banana em desfile do Alexandre Herchcovitch. Fiozinhos "elétricos" foram feitos com ajuda de uma bexiga

Veja o passo a passo do make e do penteado criados por Celso Kamura para o desfile:

Herchcovitch - pele perfeita e lábios coloridos (vermelho ou laranja)

MIL VEZES CLEAN

"É tudo tão clean, que logo logo as mulheres vão sair de lingerie na rua", afirmou o cabeleireiro Marcos Proença uma semana antes da SPFW.

Pelo que os desfiles têm apresentado até agora, ele está com a razão. Nada de loucurinhas ou cores fortes nos olhos e boca ao mesmo tempo – apesar de serem coleções para o verão de 2015.

O próprio Proença foi responsável pelo cabelo da grife Pat Pat's, levemente ondulados. O segredo, segundo ele, é o spray "beach hair", que deixa o cabelo como o de quem acabou de sair da água do mar. Para as moças de cabelo liso, é só aplicar e amassar os fios. Já quem tem o cabelo ondulado ou crespo, precisa de uma bela escova lisa antes. No desfile, Proença usou baby-liss para definir melhor os cachos.

Essa cara de quem acorda linda esteve nos desfiles das grifes Tufi Duek, Cavalera, Giuliana Romano e Vitorino Campos.

Na Cavalera, a ideia era mostrar uma moça bronzeada — pelo sol, e não pelos pinceis dos maquiadores.

UNHAS

Apesar do sucesso comercial, os esmaltes coloridos não têm aparecido nas passarelas até agora. Tirando a PatPat's que surgiu com tons de rosa e verde, a maioria das modelos usavam esmaltes em tons de bege ou branquinhos.

Na Animale, as modelos negras usaram tons de marrom escuro.

Divulgação
Modelos usaram esmaltes da marce Sally Hansen no desfile da Animale
Modelos usaram esmaltes da marce Sally Hansen no desfile da Animale

Endereço da página:

Links no texto: