Pela primeira vez os olhos chegaram ao mesmo nível de importância dos lábios para as vendas da Avon. Segundo Daniel Ramos, gerente de produtos da Avon, produtos como rímel e lápis delineador já vendem tanto quanto batom e gloss no Brasil. "O batom sempre foi líder absoluto e vimos essa mudança no último ano", diz Ramos. O país é o primeiro em número de operações da multinacional.
As máscaras para cílios são protagonistas no boom das vendas. Neste mês, chegam aos catálogos o rímel Mega Cílios, em uma embalagem bastante diferente – ao invés do tubinho cilíndrico, o rímel ganhou ares de carimbo.
A aplicação também é diferente. A mulher passa a máscara com o aplicador em pé e não deitado.
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Avon criou novo aplicador, que se assemelha a um carimbo. Ele pode ser dobrado em vários ângulos para ser aplicado em pé e de frente. O rímel sai por R$ 40 |
L'Oreal e Avon são algumas das poucas marcas que investem diretamente na criação de novas máscaras, a maioria das delas compra aplicadores e as fórmulas (nome técnico para o líquido preto) de grandes fornecedores. "Essas grandes empresas criam alguma novidade e oferecem exclusividade para as marcas por determinado tempo", afirma Vanessa Machado, da área de produtos da Quem Disse, Berenice?.
Várias pincéis diferentes apareceram primeiro nas marcar profissionais estrangeiras e hoje já estão nos catálogos das empresas nacionais, como o pincel 2 em 1, que 'estrelou' na M.A.C; e o em formato de ouriço, vendido por alguns anos apenas pela Givenchy.
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O formato ouriço apareceu primeiro na Givenchy, hoje já é possível encontrá-lo na Natura. Delicado, esse formato é ideal para passar nos cílios inferiores |
POR QUE TANTOS?
"O mundo das máscaras é completamente diferente do restante dos artigos de maquiagem, a cor não é a preocupação principal, mas sim a performance", explica Machado. Segundo ela, o efeito de alongamento, por exemplo, é testado quase que na régua.
Os efeitos causados por cada tipo de rímel depende principalmente da conjunção entre três fatores: a fórmula (leve ou espessa), o formato do aplicador e a textura das cerdas (que podem ser de nylon ou silicone).
A diferença entre as fórmulas é fácil de entender: as mais grossas dão volume. Quanto mais produto depositado nos cílios, mais grosso os pelinhos vão ficar e tem-se a impressão de estarem cheios. "70% das compradoras querem volume", diz Machado.
As fórmulas alongadoras são o inverso, o líquido é mais fininho consegue ser distribuído ao longo de todo o pelo.
"Tem casos que eu uso um rímel para alongar e outro para dar volume", afirma o maquiador Anderson Bueno. Entre seus principais truques, está passar a máscara na parte de cima dos pelos (enroscando a parte curvada para cima, como se fizesse uma escova nos cabelos) além do movimento clássico, de baixo para cima, a partir da linha d'água.
Entender os pinceis é mais difícil. Além de se parecerem, a diferença entre aplicador gordo e fininho já não é suficiente – tem vários dos dois tipos.
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VOLUME
1 - COMUM - É um dos modelos mais comuns. Cheio de cerdas, distribui produto em bastante quantidade em todos os cílios, resultado: cílios super definidos, com cara de Emília
2 - ESPIRAL - as cerdas formam como um espiral. Esse formato agarra melhor os cílios, permitindo curvá-los melhor (como se fizesse uma escova no cabelo). As cerdas mais longas e em bastante quantidade 'descarregam' bastante tinta sobre os pelos, deixando-os com aspecto volumoso.
3 - SILICONE MAIOR NO CENTRO - esse modelo é feito de silicone e tem cerdas de diferentes tamanhos. Esses 'pentinhos' entrelaçados ajuda a deixar os cílios mais separados (ou seja, mais definidos). A central tem um formato quadrado e esses lados planos ajudam a depositar mais produto (dando 'volume').
4 - GORDÃO - Funciona como o comum na definição dos pelos, mas, por ser mais gordo, deposita ainda mais produto, dando mais 'volume'
5 - SILICONE CENZEL- As cerdas (de silicone) mais juntas e fechadas conseguem carregar mais produto e, o formato quase reto, faz com que ele seja depositado a mesma maneira em todos os cílios, que ficam separadinhos.
6 - TATURANA - Assim como em espiral, agarra bem desde a raiz do pelo e permite esticar os cílios para cima, deixando-os bem curvados
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ALONGAR
7 - CÔNICA - a diferença no pincel que alonga muitas vezes está na superfície da cerda. Com a superfície desigual, ele aplica o produto aos poucos, ao longo do pelo (e não tudo de uma vez, como no caso dos que dão volume)
8 - ALONGA + VOLUME - o formato da escova ajuda a das volume, enquanto os pentes de diferentes tamanhos alongam. Ideal para quem tem cílios pequenos.
9 - ALONGA e DEFINE - Esses pinceis misturam características. Com as cerdas específicas que dão comprimento e mais cheio para dar definição
10 - TORCIDO - cerdas em tamanhos desiguais, com menores no centro, permite maior concentração do líquido preto no meio do aplicador, a torção das fibras em 90° ajuda a distribuir o líquido acumulado de maneira mais uniforme. As cerdas desiguais prendem melhor os pelos e permitem curvar melhor
11 - SILICONE COM A PONTA FINA - Esse modelo é para quem quer cílios bem compridos. Esse modelo foi desenhado para tentar cobrir cada um dos fios e deixá-los bem separados.
SUPER GORDOS - sucesso de vendas, como o Colossal da Maybelline, as máscaras com aplicadores gigantes dão muito mais volume, pois depositam mais produto.
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Colossal, da Maybelline, e They are Real, da Benefit, têm aplicadores gigantes que depositam muito produto nos cílios e dão muito volume |
HIGIENE
Escolher uma máscara que já tenha pincel e fórmula combinados é uma vantagens dos consumidores finais – que usarão os produtos neles mesmo.
Os maquiadores devem usar pinceis descartáveis, para evitar contaminação. "Eu tenho um kit para o cliente, e, mesmo sendo descartável, tem os pinceis em diferentes formatos", afirma Bueno. Especialista em make para teatro, ele diz que nas coxias dos palcos usa descartável. "Ou então, cada ator carrega o seu kit. Na pior das hipóteses, uso o aplicador da máscara, tiro o que sobrar com papel toalha, limpo com álcool e só então guardo novamente na embalagem", diz.