Folha de S. Paulo


O incrível mundo das máscaras para cílios

Pela primeira vez os olhos chegaram ao mesmo nível de importância dos lábios para as vendas da Avon. Segundo Daniel Ramos, gerente de produtos da Avon, produtos como rímel e lápis delineador já vendem tanto quanto batom e gloss no Brasil. "O batom sempre foi líder absoluto e vimos essa mudança no último ano", diz Ramos. O país é o primeiro em número de operações da multinacional.

As máscaras para cílios são protagonistas no boom das vendas. Neste mês, chegam aos catálogos o rímel Mega Cílios, em uma embalagem bastante diferente – ao invés do tubinho cilíndrico, o rímel ganhou ares de carimbo.

A aplicação também é diferente. A mulher passa a máscara com o aplicador em pé e não deitado.

Divulgação
Avon criou novo aplicador, que se assemelha a um carimbo. Ele pode ser dobrado em vários ângulos para ser aplicado em pé e de frente. O rímel sai por R$ 40
Avon criou novo aplicador, que se assemelha a um carimbo. Ele pode ser dobrado em vários ângulos para ser aplicado em pé e de frente. O rímel sai por R$ 40

L'Oreal e Avon são algumas das poucas marcas que investem diretamente na criação de novas máscaras, a maioria das delas compra aplicadores e as fórmulas (nome técnico para o líquido preto) de grandes fornecedores. "Essas grandes empresas criam alguma novidade e oferecem exclusividade para as marcas por determinado tempo", afirma Vanessa Machado, da área de produtos da Quem Disse, Berenice?.

Várias pincéis diferentes apareceram primeiro nas marcar profissionais estrangeiras e hoje já estão nos catálogos das empresas nacionais, como o pincel 2 em 1, que 'estrelou' na M.A.C; e o em formato de ouriço, vendido por alguns anos apenas pela Givenchy.

Divulgação
O formato ouriço apareceu primeiro na Givenchy, hoje já é possível encontrá-lo na Natura. Delicado, esse formato é ideal para passar nos cílios inferiores
O formato ouriço apareceu primeiro na Givenchy, hoje já é possível encontrá-lo na Natura. Delicado, esse formato é ideal para passar nos cílios inferiores

POR QUE TANTOS?

"O mundo das máscaras é completamente diferente do restante dos artigos de maquiagem, a cor não é a preocupação principal, mas sim a performance", explica Machado. Segundo ela, o efeito de alongamento, por exemplo, é testado quase que na régua.

Os efeitos causados por cada tipo de rímel depende principalmente da conjunção entre três fatores: a fórmula (leve ou espessa), o formato do aplicador e a textura das cerdas (que podem ser de nylon ou silicone).

A diferença entre as fórmulas é fácil de entender: as mais grossas dão volume. Quanto mais produto depositado nos cílios, mais grosso os pelinhos vão ficar e tem-se a impressão de estarem cheios. "70% das compradoras querem volume", diz Machado.

As fórmulas alongadoras são o inverso, o líquido é mais fininho consegue ser distribuído ao longo de todo o pelo.

"Tem casos que eu uso um rímel para alongar e outro para dar volume", afirma o maquiador Anderson Bueno. Entre seus principais truques, está passar a máscara na parte de cima dos pelos (enroscando a parte curvada para cima, como se fizesse uma escova nos cabelos) além do movimento clássico, de baixo para cima, a partir da linha d'água.

Entender os pinceis é mais difícil. Além de se parecerem, a diferença entre aplicador gordo e fininho já não é suficiente – tem vários dos dois tipos.

Divulgação

VOLUME

1 - COMUM - É um dos modelos mais comuns. Cheio de cerdas, distribui produto em bastante quantidade em todos os cílios, resultado: cílios super definidos, com cara de Emília

2 - ESPIRAL - as cerdas formam como um espiral. Esse formato agarra melhor os cílios, permitindo curvá-los melhor (como se fizesse uma escova no cabelo). As cerdas mais longas e em bastante quantidade 'descarregam' bastante tinta sobre os pelos, deixando-os com aspecto volumoso.

3 - SILICONE MAIOR NO CENTRO - esse modelo é feito de silicone e tem cerdas de diferentes tamanhos. Esses 'pentinhos' entrelaçados ajuda a deixar os cílios mais separados (ou seja, mais definidos). A central tem um formato quadrado e esses lados planos ajudam a depositar mais produto (dando 'volume').

4 - GORDÃO - Funciona como o comum na definição dos pelos, mas, por ser mais gordo, deposita ainda mais produto, dando mais 'volume'

5 - SILICONE CENZEL- As cerdas (de silicone) mais juntas e fechadas conseguem carregar mais produto e, o formato quase reto, faz com que ele seja depositado a mesma maneira em todos os cílios, que ficam separadinhos.

6 - TATURANA - Assim como em espiral, agarra bem desde a raiz do pelo e permite esticar os cílios para cima, deixando-os bem curvados
.
ALONGAR

7 - CÔNICA - a diferença no pincel que alonga muitas vezes está na superfície da cerda. Com a superfície desigual, ele aplica o produto aos poucos, ao longo do pelo (e não tudo de uma vez, como no caso dos que dão volume)

8 - ALONGA + VOLUME - o formato da escova ajuda a das volume, enquanto os pentes de diferentes tamanhos alongam. Ideal para quem tem cílios pequenos.

9 - ALONGA e DEFINE - Esses pinceis misturam características. Com as cerdas específicas que dão comprimento e mais cheio para dar definição

10 - TORCIDO - cerdas em tamanhos desiguais, com menores no centro, permite maior concentração do líquido preto no meio do aplicador, a torção das fibras em 90° ajuda a distribuir o líquido acumulado de maneira mais uniforme. As cerdas desiguais prendem melhor os pelos e permitem curvar melhor

11 - SILICONE COM A PONTA FINA - Esse modelo é para quem quer cílios bem compridos. Esse modelo foi desenhado para tentar cobrir cada um dos fios e deixá-los bem separados.

SUPER GORDOS - sucesso de vendas, como o Colossal da Maybelline, as máscaras com aplicadores gigantes dão muito mais volume, pois depositam mais produto.

Divulgação
Colossal, da Maybelline, e They are Real, da Benefit, têm aplicadores gigantes que depositam muito produto nos cílios e dão muito volume
Colossal, da Maybelline, e They are Real, da Benefit, têm aplicadores gigantes que depositam muito produto nos cílios e dão muito volume

HIGIENE

Escolher uma máscara que já tenha pincel e fórmula combinados é uma vantagens dos consumidores finais – que usarão os produtos neles mesmo.

Os maquiadores devem usar pinceis descartáveis, para evitar contaminação. "Eu tenho um kit para o cliente, e, mesmo sendo descartável, tem os pinceis em diferentes formatos", afirma Bueno. Especialista em make para teatro, ele diz que nas coxias dos palcos usa descartável. "Ou então, cada ator carrega o seu kit. Na pior das hipóteses, uso o aplicador da máscara, tiro o que sobrar com papel toalha, limpo com álcool e só então guardo novamente na embalagem", diz.


Endereço da página: