Folha de S. Paulo


O Photoshop da semana

O uso de Photoshop voltou a ser o assunto principal do mundo da beleza esta semana.

O bafafá começou no último domingo – quando depois de oferecer US$10 mil – o site "Jezebel" conseguiu as fotos da atriz Lena Dunham, criadora e protagonista de "Girls", sem Photoshop. Ela foi a capa da revista "Vogue" americana deste mês. Quem assiste ao seriado pode comprovar que Lena está longe dos padrões de magreza das modelos. E ela gosta de mostrar isso: aparecer sem roupa é uma das suas marcas.

Apesar de retocada – um pneuzinho aqui e um "gordinho" embaixo do braço ali – a atriz não parece usar manequim 36 nas fotos publicadas pela revista.

Reprodução Jezebel
Fotos de Lena Dunham para a 'Vogue' americana, sem e com Photoshop
Fotos de Lena Dunham para a 'Vogue' americana, sem e com Photoshop

Ao site 'Slate', atriz afirmou não entender o motivo da polêmica ("por que uma mulher diferente das típicas modelos da Vogue não pode ser capa?") e elogiou a revista. Segundo Dunham, "eles me vestiram e me produziram de uma maneira que realmente reflete quem eu sou. Os editores entenderam a minha 'persona', minha criatividade e quem eu sou".

Para a atriz, as revistas de moda são uma "fantasia da beleza" e ninguém lê a "Vogue" em busca de mulheres de verdade. "Se querem me ver como eu sou, assistam à série", disse. O comentário não foi bem aceito e choveram mais críticas. Estaria a atriz ignorando todos os problemas de autoestima que as revistas supostamente causam nas mulheres?

O site Jezebel também saiu chamuscado. Nicole Manson, repórter de moda da revista Marie Claire americana, junto com o músico Brad Walsh, criaram um site para reunir US$ 10 mil (o mesmo valor pago pelas fotos) para a organização Step Up, que se propõe a ajudar as mulheres a se sentirem mais confiantes.

"Nós sentimos que essa preocupação com o corpo é uma distração para o trabalho verdadeiro de conscientização. Sensacionalismo sobre o corpo não contribui para a mudança. Há muito mais que pode ser feito para promover a liderança, edução e a autoestima feminina", afirma o texto que pede dinheiro aos internautas.

CLIPE

O clipe da música Parfüm, da cantora Boogie, já tem quase dois milhões de visitas. No vídeo, enquanto canta, a própria húngara é "photoshopada" enquanto canta. A mudança, como se pode prever, é grande:

Veja vídeo

SELFIES NATURAIS

Em mais uma de suas campanhas, a Dove reuniu garotas e suas mães para tirarem autorretratos sem filtros do Instagram e sem maquiagem. Veja abaixo:

Veja vídeo

Na mesma linha, a guro de maquiagem Michelle Phan pediu para que as suas seguidoras publicassem fotos sem maquiagem - muitas mulheres aderiram.


Endereço da página:

Links no texto: