Folha de S. Paulo


Delineador: não é fácil nem para os profissionais

"Muitas mulheres pensam que a gente faz o traço de uma vez só, mas não é assim", diz Frederico Gregorini, maquiador internacional da Nars. Para o tutorial abaixo, ele usou vários cotonetes com demaquilante e corrigiu o traço no mínimo três vezes.

"Para o traço ficar bem preenchido é preciso passar várias camadas", afirma. Nas primeiras "passadas" o traço fica invariavelmente torto, o acabamento retinho vem só com o cotonete. Ou seja, o segredo do delineado perfeito está mais no que se tira, do que na capacidade de fazer um traço reto.

Outro problema é o traço preto "carimbar" embaixo da sobrancelha quando se abre os olhos. Gregorini tem duas saídas para isso: limpar com cotonete (de novo) ou aplicar pó compacto (ou uma sombra da cor da pele) no região que mancha antes do delineador. A textura seca impede que o delineador carimbe.

O olho da modelo manchou algumas vezes durante o tutorial, Gregorini seguiu o ritual cotonete + pó compacto no côncavo todas as vezes. Após aplicar o delineador em gel, ele abanou a moça por alguns segundos para fazer o produto secar mais rápido.

A sombra clara também foi usada em toda a pálpebra na hora de preparar a pele. Segundo Gregorini, o produto em pó seca a pele e faz a maquiagem durar mais e não borra após algumas horas.

O traço deve casar com os olhos, "a mulher deve tentar vários tipos para saber qual combina mais com o formato dos olhos", diz Gregorini. Porém, o traço deve ter uma inclinação para cima, não pode descer, pois deixa a expressão triste. O tamanho do traço e a largura, ficam ao gosto da freguesa (Amy Winehouse que o diga).

Produtos usados:

Eyliner pencial Nars (R$88)
Lápis de sobrancelhas Brow Perfector (R$88)
Eye Paint (delineador em gel, chega ao Brasil em novembro)
Pincel para os olhos Angled Eyeliner (chega ao Brasil em novembro)


Endereço da página:

Links no texto: