Folha de S. Paulo


Maquiagem para os dias secos

Quem tem pele seca anda sofrendo com a falta de chuva. A maquiagem diária, às vezes, só piora o aspecto ressecado.

"A pele seca acaba 'roubando' a água da base, causando o aspecto ressecado e craquelado", diz Mariana Ishizaka, maquiadora oficial da Benefit no Brasil.

"Tem que evitar as bases em pó ou os BB Creams com toque seco. Eles podem esfarelar no rosto ou marcas linhas de expressões. O ideal são as bases líquidas, bem fininhas, e é ainda melhor se tiver um toque iluminado", afirma o maquiador Raul Melo.

Pó e pancake devem ser evitados, pois ressecam ainda mais a pele. Quem gosta de alta cobertura, a dica é aplicar várias camadas de uma base fina.

Mas antes da base, é preciso limpar e hidratar a pele. "É bom passar um hidratante específico para os olhos, normalmente uma das partes mais afetadas pelo ressecamento", diz Rosy Balter, maquiadora do Hair's Design Coiffeur, no Rio.

Se, ao longo do dia, a pele ficar com aspecto ressecado, coloque uma gotinha de hidratante fluido no dorso da mão e, com o dedo anular, dê pequenas batidinhas na área ressecada. O truque também pode funcionar com a base, se ela for muito fininha.

Outra saída para "refrescar" a maquiagem no meio do dia é aplicar um spray hidratante ou água termal, diz Mariana. Esses produtos hidratam a maquiagem sem borrar - claro que, após a borrifada no rosto, é preciso deixar secar sozinho, sem a ajuda de lencinhos.


Endereço da página: