Folha de S. Paulo


Películas de silicone facilitam a decoração das unhas

Todos os anos cabeleireiros, maquiadores, manicures e esteticistas lotam os corredores do Expo Center Norte para participar da feira de cosméticos Hair Brasil.

De acordo com a organização do evento, 52% dos visitantes são cabeleireiros e proprietários de salões de beleza; 16% maquiadores, manicures e outros profissionais de salões e 13% esteticistas e proprietários de clínicas de estética. Outro público importante é o de distribuidores, lojistas especializados, importadores e farmácias, que representaram 12% dos visitantes da edição do ano passado.

Dona de um salão na zona leste de SP, Vanessa Lirolla foi à Hair Brasil pela primeira vez em busca de novidades para as unhas, pois quer atrair clientes antigas de volta para o salão. E encontrou -- foi no sábado e voltou na terça para comprar mais cartelas de películas de silicone.

A diferença para os antigos adesivos de unha é que a película age como um decalque, só que ao invés de água, usa esmalte transparente. Cola-se o pedacinho quadrado de plástico transparente com desenhos na unha, ao passar o esmalte por cima, o material derrete, deixando apenas os desenhos. O excesso é retirado com ajuda de um palito e acetona.

A marca Perfect Nail tem a patente sobre o material que "derrete" em contato com o esmalte. A cartelinha com dez adesivos custava R$12 na feira.

Mas ela não era a única a vender as películas na feira. A Protector Nail fez sucesso com seus apliques vendidos a um preço mais acessível - três cartelas por R$ 10.

"Eu cobro R$10 para fazer uma mão e R$0,50 a mais quando uso adesivo", diz Vanessa, enquanto explica porque preferiu comprar as películas mais baratas. Com a Perfect Nail o preço de dez dedos decorados, mais a mão de obra chegaria a R$25. "O pessoal não paga isso lá no bairro".

A qualidade do produto mais caro chama atenção. Além de "grudar" melhor na unha, ele deixa uma textura extremamente fina. Já o Protector Nail deixa a superfície da unha mais grossa e é mais difícil de limpar, pois o material fica com um aspecto de cola ao reagir com o esmalte.

NOVIDADES

A cada edição surgem óleos feitos de novas "plantinhas" que prometem ser melhores que o argan - o óleo de ojon "surgiu" na feira do ano passado e também deu as caras em lançamentos de 2013.

Patenteado, o óleo extraído da castanha de baru (planta do sul do país) foi a novidade trazida pela De Sirius e promete milagres - inclusive um spray SOS que bloqueia o estrago feito por choques químicos que podem ocorrer durante processos de alisamento e tintura.

Nessa edição da Hair Brasil os tratamentos de limpeza específicos para salão também ganharam destaque. A marca Mix Use lançou o peeling capilar, que promete "esfoliar as impurezas capilares". Já a De Sirius trouxe uma linha efervescente, batizada de Clericot (em homenagem à bebida feita com espumante).

Ao misturar o xampu com o creme de tratamento, surgem borbulhas. "A reação dos dois produz oxigênio e gás carbônico e essa efervescência ajuda a limpar ainda mais o couro cabeludo", diz a diretora de marketing da marca, Deborah Mascolo.


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