Folha de S. Paulo


O potencial do design brasileiro

Na semana passada, aconteceu a segunda edição do São Paulo Design Weekend, com inúmeros eventos e exposições espalhados pela capital. A cidade foi tomada por designers, galeristas, colecionadores, estudantes e curadores de diferentes países, mostrando que o Brasil, hoje, integra o calendário internacional dos mais importantes festivais.

Os alemães da DMY (festival de design de Berlim) juntaram-se aos poloneses na bem-sucedida Design House. Com clima de ocupação, a mostra em um casarão abandonado nos Jardins assumiu com charme uma estética inacabada -- ideal para a exposição dos produtos.

Um dos destaques do evento pela cidade foi o Made (Mercado de Arte e Design, com curadoria de Waldick Jatobá). A cenografia do atelier Marko Brajovic subtraiu restos da antiga Casa Cor (que acabou no mês passado), revelando de maneira irônica o edifício original, sede do Jockey Club.

Lembrando exposições da semana de design de Milão, o evento apresentou galerias e, de forma descontraída, o trabalho promissor de jovens profissionais. Designers contemporâneos estrelados circularam pelo evento, como o belga Maarten De Ceulaer, o francês Mathieu Lehanneur, o inglês Tom Price e os americanos do Snarkitecture.

O escritório holandês Concern divulgou seus planos para levantar, no centro histórico de São Paulo, um projeto assinado que reúne hotelaria, escritórios, loja, bar e restaurante. A iniciativa, a propósito, desperta nosso imaginário sobre o que nos aguarda no processo de renovação da região central.

O São Paulo Design Weekend revelou o enorme potencial econômico que o design tem e começa a ser explorado no Brasil. Inspirada no Festival de Londres, nossa semana se propõe a acontecer de modo descentralizado, espalhado por diferentes regiões. Seu grande desafio foi vencer os deslocamentos -- alvo de queixas dos gringos, assustados com a qualidade do transporte público e as horas parados no trânsito.

A certeza que ficou dessa edição é que nossa indústria vem se profissionalizando e que o design assume importância crescente em nossas vidas e, para além da beleza, ele promete solucionar problemas.


Endereço da página: