Folha de S. Paulo


Bagaça, bagulho e outras faces da coisa

"Bagaça": a coisa pejorativa, do tipo que se quer dar um chute. "Tira essa bagaça da minha frente senão vou dar uma bica."

"Bagulho": a coisa pequena e sem importância, ou a coisa de fumar, ou a coisa feia, ou muito boa. "Esse bagulho tá o verme."

"Bodega": a coisa grande, na qual se mora, ou se trabalha, ou se bebe. "Preciso beber um negócio nalguma bodega."

Catarina Bessel/Folhapress
Ilustração Gregorio Duvivier de 14.ago.2017

"Cacareco": a coisa velha e sem qualquer utilidade, geralmente junto com outras coisas também sem utilidades, geralmente formando um furdunço ou murundum.

"Caô": a coisa no Rio de Janeiro, quando grande ou pequena, ou gostosa, ou útil, ou quando qualquer outra coisa. "Para de caô e me passa esse caô."

"Criança": coisa pela qual se tem afeto, bagaça da qual se tem orgulho ("olha o tamanho da criança").

"Geringonça": coisa complicada e modernosa, prima do badulaque com a bugiganga, porém não tão grande quanto uma parafernália.

"Gororoba": coisa quando comestível, de aparência pouco atraente. "Depois que fumei um bagulho posso encarar qualquer gororoba."

"Joça": a coisa quando velha e obsoleta, espécie de grande cacareco, geralmente. "Alguém tira essa joça daqui?"

"Muamba": a coisa quando atravessa fronteiras.

"Negócio": a coisa quando se tem ainda algum respeito por ela. "Desculpa chutar esse negócio, achei que fosse uma outra bagaça."

"Parada": qualquer coisa, de qualquer tamanho ou implicação, podendo ser inclusive gay ou militar. "Essa parada é a melhor parada."

"Porrinha": a coisica, geralmente crucial para que a coisa maior funcione. "Essa bagaça veio com uma porrinha que eu não sei onde eu meti."

"Treco": a coisa quando o nome da coisa está quase vindo. "Pra montar o aparelho precisa daquele treco."

"Troço": a coisa quando mais pesada e espaçosa, normalmente impedindo a passagem de outras coisas. "Tá difícil de passar por causa desse troço."

"Zaralho/a": a coisa que se toca quando se quer tocar o puteiro, mas não tanto ("vou tocar o zaralho").


Endereço da página: