Folha de S. Paulo


A educação digital é necessária hoje para evitar arrependimentos amanhã

Katherine Taylor/"The New York Times"
Estudantes durante formatura da Escola de Negócios da Universidade de Harvard, em Allston (EUA)
Estudantes durante formatura da Escola de Negócios da Universidade de Harvard, em Allston (EUA)

O jornal estudantil "Crimson", da Universidade Harvard, revelou em reportagem na última segunda (5) que dez calouros perderam suas vagas na instituição graças a postagens ofensivas no Facebook.

As publicações feitas em grupo privado na rede social continham piadas sobre vítimas de abuso sexual, Holocausto e grupos étnicos. Ainda assim, seu conteúdo chegou ao conhecimento da universidade, que decidiu revogar a matrícula dos estudantes.

Embora indique, obviamente, problemas maiores no caso desses alunos, o fato mostra o desconhecimento dos jovens (e da maioria dos usuários da internet) sobre sua exposição on-line.

A sensação de privacidade é enganosa. Quanto você sabe sobre seu rastro digital? O que as pessoas conseguem descobrir ao buscar pelo seu nome?

"Privacidade não significa mais a mesma coisa. Só que sua mãe pode não saber de algo que você fez logo depois de você fazê-lo", diz Luvvie Ajayi, autora do livro "I'm Judging You: The Do-Better Manual" (estou te julgando: manual para agir melhor, em tradução livre).

Os jovens que nasceram na era da internet não entendem o peso do que postam on-line. E estão longe de saber a importância de sua reputação digital para a entrada na vida adulta. E, então, vem o segundo problema: o histórico digital prejudica a possibilidade de mudarmos de opinião, a percepção sobre nosso amadurecimento.

Todos nos arrependemos de coisas ditas anos atrás. Junte a falta de bom senso, comum entre adolescentes, à conectividade, e você terá uma infinidade de posts dos quais se arrepender no futuro.

Podemos ser confrontados o tempo todo com avaliações equivocadas do passado, coisas das quais nos envergonharíamos terrivelmente hoje.

Como é possível provar que não pensamos como antes? É sua palavra contra a sua própria palavra. Você acreditaria na reabilitação de alguém que fez um comentário preconceituoso no passado? Pois é.

Tudo isso torna a educação digital a necessidade da hora.

Esse esforço terá de envolver instituições, educadores e, sim, as empresas de tecnologia. Para elas, é vital que os usuários utilizem suas plataformas de maneira positiva. Já sofrendo pressão para ajudar a coibir as "fake news", elas podem ver no futuro um movimento bem pior para os negócios: a ideia de que o único jeito de salvar sua reputação digital seja simplesmente não existir on-line.

Enquanto isso, algumas dicas: 1) descubra o que você está mostrando aos outros na internet; 2) revise suas opiniões passadas com frequência e 3) na hora de postar, siga o conselho de Ajayi. Pense se você gostaria de ver sua publicação em um telão na Times Square, em Nova York. Se a resposta for não, NÃO POSTE.


Endereço da página: