Folha de S. Paulo


A maravilhosa Fábrica de Aplicativos

Como a cidade de São Paulo não tinha, até ontem, nenhum aplicativo para blocos de rua, um jovem apaixonado por tecnologia da informação - Guilherme Santa Rosa - topou o desafio e resolveu o problema em 30 minutos. Produziu e colocou no ar um app para o carnaval de rua de São Paulo. Sem gastar nada ( teste aqui).

Esse desafio é apenas um detalhe de uma maravilhosa ideia: a Fábrica de Aplicativos.

Como o celular se dissemina mesmo nas comunidades mais pobres. Guilherme Santa Rosa, formando em engenharia da computação ,criou a Fábrica de Aplicativos. Ele ensina qualquer pessoa - um camelô, por exemplo - , mesmo sem nenhum conhecimento de informática a ter seu próprio aplicado e tirar o proveito do universo digital.

Guilherme ensina de crianças na periferia de São Paulo a jovens de cidades ribeirinhas (onde nunca se viu um laptop) a desenvolver aplicativos numa plataforma gratuita, batizada de universo.mobi ( mais detalhes aqui).

Imagine o que um bom professor pode fazer compartilhando suas informações com os alunos usando esse tipo de ferramenta. Cada estudante pode ter seu próprio aplictivo para uso em sala de aula. É mais fácil, afinal, ter um celular por aluno do que um computador. Repito: sem pagar nada.

Jovens como Guilherme mostram como inventividade e um pouco de boa vontade geram milagres sociais.


Endereço da página:

Links no texto: