Folha de S. Paulo


Pergunte ao médico sem pagar nada

Como estamos em época do Campus Party, proponho um teste digital.

Simples assim: você escreve pela internet uma dúvida, qualquer dúvida, sobre uma doença que o aflige. Algum médico, devidamente credenciado, responde. Tudo de graça. Teste aqui.

Essa é a experiência digital lançada por um médico brasileiro com formação em Harvard, apaixonado por tecnologia. Evidentemente o programa não substitui um médico, mas se funcionar mesmo é uma interessante ajuda.

Como sabemos, a saúde é o principal nó social do país: quanto mais usarmos os novos recursos digitais, melhor.

Já há uma série de projetos em desenvolvimento para que o paciente conte seus problemas de saúde não para um ser humano, mas para um computador, capaz de responder com a voz. É o que a IBM está fazendo ao desenvolver o Watson.

Vi esse computador disputar em competição de perguntas de interesse geral com um grupo de melhores alunos de Harvard e MIT --e ele ganhou.

Muita gente pode ficar espantada. Mas, levando em conta os médicos que formamos (ou deixamos de formar) e o tempo de uma consulta, esse tipo de solução é mais do que bem-vinda. Pode-se inclusive fazer a consulta por telefone, como já ocorre na Índia.

*

Por falar em consultas de graça, uma experiência interessante. Médicos estão doando horas para entidades sociais. Por uma plataforma digital, o paciente, ligado a essa entidade, marca diretamente a consulta. Para conhecer a experiência, entre aqui.

*

Mais uma dica: um programa chamado Saútil informa tudo que é de graça, mais próximo de você, em saúde e programas de bem-estar gratuito. Teste aqui.


Endereço da página:

Links no texto: