Folha de S. Paulo


Vá fazer uma boa caminhada

Não tenho nenhum problema em dizer que gosto muito de futebol. Sei que isso não é nenhum privilégio, pois, ao redor do mundo, milhões de pessoas gostam do esporte tanto, ou até muito mais, que eu.

Mas, o que me deixa chocado é que, em muitas oportunidades, essa paixão é tão intensa que as pessoas se transformam e acabam perdendo a noção do que estão fazendo e dizendo. Quando a situação chega ao extremo, o melhor é ir fazer uma caminhada, sozinho. Aliás, nada melhor como andar sem destino para pensar, pesar todos os lados da questão e assim esfriar a cabeça.

Recomendo que o torcedor saia pelas ruas de seu bairro e pondere, quando ele percebe -ou alguém o alerta- que ele está ficando um chato e só repete as mesmas coisas, quando o assunto é futebol. Agora, neste final de Campeonato Brasileiro, sugiro grandes passeios para aqueles que, nos últimos dias, só pensam em questões como estas que listo abaixo.

Qual o time que vai entregar o jogo e prejudicar o meu time?

Uma regra básica do futebol é que um time só dependa de suas forças. Quando se fica sujeito ao resultado de outras equipes é que realmente a situação já está bem complicada. Não sou ingênuo em afirmar que não possa haver armações nos bastidores, mas isso é bem mais raro do que muita gente pensa ou afirma.

O que geralmente acontece é que os times que já estão definidos no campeonato ou disputam outra competições não entram em campo como a mesma disposição da equipe que briga por algo. A situação fica da seguinte forma: de um lado, temos um time que disputa uma final de Copa do Mundo, do outro, um elenco desmotivado e que joga um simples amistoso. Aí não tem jeito, por mais que exista uma diferença técnica abissal entre os elencos, sempre a equipe que ainda briga por alguma coisa terá mais chances de vencer.

Pense nisso enquanto você caminha. Que torcedor não adora ver seu time jogar com um outro que não aspira mais nada numa competição? Garanto que você não vai chiar se o próximo adversário do seu usar uma equipe mesclada para testar jogadores para a temporada seguinte.

Mala Branca

Seguindo ainda no raciocínio final da questão anterior, não credite uma derrota de seu time a uma equipe - sem qualquer objetivo no torneio - apenas porque o adversário recebeu o incentivo financeiro de algum concorrente. Reflita e admita a realidade. O seu time é tão ruim que não teve competência para ganhar de outro que não tinha nenhum interesse no jogo.

Os jogadores são todos mercenários

Infelizmente, já se tornou prática comum, em nosso futebol, os dirigentes só pagarem os jogadores quando o time está em situação difícil. Também é de praxe prometer generosos bichos para a conquista de um objetivo. Portanto, não saia chamando de mercenários os profissionais que conseguem uma vitória após receberem o que o clube devia para eles.

A culpa é do regulamento

Há clubes com elencos tão limitados que brigariam para não cair em qualquer fórmula que o campeonato fosse disputado. Não adianta dizer que, nos torneios disputados por pontos corridos, existem armações de resultados - cuidado para não voltar ao primeiro tópico do meu texto -, pois, no torneio no esquema de "mata-mata", você faria as mesmas insinuações, já que um time já classificado pode poupar jogadores nas últimas partidas da primeira fase e, o que é bem pior, entregar mesmo uma partida para ter vantagem nas outras fases.

Sem dizer que, no de pontos corridos, seu clube disputa, em igualdade de condições, com todos os seus concorrentes, ou seja, enfrenta duas vezes os mesmos adversários, fato que pode não acontecer em torneios disputados em mata-mata.

Teorias de clubes, porque um clube ajudaria (ou não) um concorrente

Não perca tempo -nem fique louco- insinuando fatos que apontam a razão de um time favorecer ou prejudicar um concorrente. Pois, para cada teoria que você formatar, vai surgir alguém que rebata sua tese. Não adiante buscar fatos na história, rivalidades estaduais e relações cordiais entre clubes e jogadores dos dois times.

Arbitragens e outros interesses

Os nossos árbitros são péssimos e eles erram contra e a favor de todos os times. Também é bonito dizer que seu clube venceu vários inimigos ocultos Entretanto, se esses outros interesses existissem na proporção em que você comenta, seu time não teria nem chance de ainda ter alguma esperança no final de campeonato.

Enfim, caminhar pode até fazer bem para o nosso corpo, mas é de uma utilidade imensa para colocarmos nossas ideias no lugar.

Até a próxima!

Mais pitacos em: @humbertoperon

DESTAQUE

Para o Flamengo, campeão da Copa do Brasil. Não há como não citar o trabalho do técnico Jaime de Almeida, que pegou um time que não atuava bem com Mano Menezes e o transformou em um vencedor. Sem chances e sem elenco para disputar o título do Brasileiro, o Flamengo fez o certo e apostou na Copa do Brasil, conquistando, com todos os méritos, a taça, depois de eliminar equipes que fazem grandes campanhas no Campeonato Brasileiro, como Cruzeiro, Botafogo, Goiás e Atlético-PR. Esse título do Flamengo ganha mais brilho quando lembramos que estiveram na disputa todos os times que participaram da Copa Libertadores.

ERA PARA SER DESTAQUE

O grande erro da CBF e dos clubes de tirar das últimas rodadas do Brasileiro os clássicos regionais. A medida simples, que foi utilizada nos dois últimos anos, tinha terminado com qualquer insinuação de entrega de jogos na linha de chegada do torneio.


Endereço da página: