Folha de S. Paulo


Primeiras impressões

A Ferrari melhorou. Não é opinião baseada apenas na velocidade, mas também na constância. Vettel e Raikkonen frequentaram o tempo todo o topo das folhas de tempos em Barcelona, e o alemão fechou a semana com a melhor marca. Bravatas são comuns nesta época do ano, isso é tão velho como a F-1, mas as declarações do alemão elogiando a SF16-H têm fundamento. Aos que querem conclusões cabais, porém, este colunista recomenda algumas doses de prudência. Ainda é cedo para cravar se a distância para a Mercedes diminuiu porque...

...A fábrica alemã claramente escondeu o jogo nos quatro primeiros dias de testes. Não fez o melhor tempo nenhuma vez. Quer algo mais irreal? Como se precisasse, o próprio Rosberg admitiu a estratégia: "Estamos ocultando algumas cartas, segurando o ritmo". O melhor desempenho da W07 foi na abertura dos treinos, na segunda-feira: Hamilton ficou em segundo. Em compensação, deu 156 voltas naquele dia, contra 69 de Vettel. Acho que está bem clara qual foi a intenção da Mercedes, certo? Ocorre que nem tudo pode ser escondido. Para entender um pouco mais sobre o poderio dos alemães neste ano, é preciso olhar para...

...A Force India não se preocupou em esconder o jogo e fez bonito. Hulkenberg cravou o segundo melhor tempo da semana, na quarta-feira, usando pneus supermacios. Ficou a apenas 0s300 da marca de Vettel, que a obteve com os novíssimos ultramacios. É legítimo imaginar que a Force India alcançaria a primazia dos tempos se estivesse calçada com a borracha mais mole. Em 2015, a equipe ficou em quinto lugar no Mundial de Construtores. Após a primeira bateria de testes, desponta como a terceira força. Até porque...

...A Red Bull não disse muito a que veio. Ricciardo fez o quarto melhor tempo da semana, usando os ultramacios. Ou seja, ficou atrás de duas Ferraris na mesma situação e, pior, foi superada pela Force India com pneus mais lentos. O histórico recomenda nunca desprezar um carro que leva a grife de Newey, e não serei eu o louco a fazê-lo. Mas o começo de ano talvez não seja tão tranquilo como o final da última temporada sugeriu. Nada que se assemelhe, porém, ao que acontece...

...Na McLaren, a ordem era ganhar quilometragem. Só isso. Acumular tempo de pista. Não deu. Somados, Button e Alonso completaram apenas 1.196 km em quatro dias de testes. Ficaram apenas à frente da dupla da Manor, com 1.182 km. A estreante Haas andou mais: 1.308 km. Tudo indica que o tormento de 2015 vai continuar, o que seria um vexame histórico, sem precedentes entre equipes grandes.

As outras vão completar o grid.


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