Folha de S. Paulo


Equipe dos sonhos

O site oficial da F-1, o formula1.com, achou uma maneira inteligente de criar algum barulho nestas semanas de férias –e silêncio– da categoria.

Em tempos de redes sociais, lançou o #DreamTeam.

Qual seria seu time dos sonhos em todos os tempos? Vale nomear dois pilotos, um carro e um chefe de equipe.

A brincadeira começou na segunda-feira, com Ecclestone dando seus pitacos: Rindt, Alonso, Briatore e o Brabham BT49 –carro campeão com Piquet em 81, com sete vitórias em 15 GPs.

(Não dá para não comentar sua predileção pelo italiano. Fica cada vez mais claro que o inglês estava preparando Briatore para ser seu sucessor, mas teve que colocar o plano na geladeira depois de Cingapura-2008. Pelo menos por enquanto...)

Hamilton foi o segundo a palpitar: Senna, Fangio, Ecclestone e a McLaren MP4/4 –responsável por 15 vitórias em 16 etapas no Mundial de 88 e campeã com Senna.

Depois vieram Grosjean (Senna, Bianchi, Williams e a Williams FW148) e Horner (Mansell, Vettel, Ecclestone e a mesma Williams do Mundial de 92).

A tentação é grande, a graça está justamente nisso. Não resisti.

Meus pilotos seriam Schumacher e Senna.

O que é uma utopia, admito.

Seria impossível administrar os dois pilotos mais competitivos e encardidos de todos os tempos sob o mesmo teto. A paz acabaria na pré-temporada, não tenho a menor dúvida.

Permito-me, então, escalar uma dupla de reservas: Clark e Rindt. Não os vi, mas muito li e ouvi. E confio cegamente nos conhecimentos do grande Chico Rosa.

Chefe de equipe? Eu também iria de Ecclestone.

Aos 84, o inglês até hoje dá nó em pingo d'água. Começou como vendedor de peças de motocicletas e construiu uma das maiores fortunas da Inglaterra. Transformou um esporte amador num ambiente ultraprofissional. Pegou uma Brabham decadente e a transformou em campeã mundial. Entende os meandros da categoria como ninguém jamais entendeu.

E o carro? Foi a maior das dúvidas nessa escalação. Todos os citados foram espetaculares.
Cogitei ainda o BGP 001 da Brawn, a Williams FW15C de 93, o Benetton B194 de 94, a Mercedes F1 W05 do ano passado...

Mas fiquei com a F2002, a Ferrari que há 13 anos venceu 14 das 15 etapas que disputou. Era tão superior que deu margem às marmeladas da Áustria e Indianápolis e ainda correu as quatro primeiras etapas de 2003, conquistando uma vitória.

Tinha por trás um outro "Dream Team": Montezemolo, Todt, Brawn, Byrne e Martinelli.

Se os métodos não eram os mais belos, é outra conversa...

E você? Qual seria sua equipe dos sonhos?


Endereço da página: