Folha de S. Paulo


O dono da bola

Steve Robertson é inglês, tem 49 anos, pinta de galã, foi um piloto promissor. Correu na F-3 inglesa, na antiga F-300, foi campeão da Indy Lights.

Nunca ouviu falar? Pois deveria.

Está com ele a chave para os próximos e mais aguardados movimentos da F-1.

Robertson é empresário de Raikkonen. E o mercado da categoria aguarda sua decisão para se mexer.

É ele que negocia com Lotus, Red Bull, Ferrari, McLaren. Quatro possíveis destinos do finlandês, quatro reações diferentes do mercado. É só dar o peteleco na primeira peça do dominó.

Um gesto simples, talvez. Já armado e decidido, não duvido.

Mas Robertson, filho de empresário de piloto, conhece o meio desde sempre. Não tem pressa. Joga com o nervosismo alheio. Sabe que o passe de seu pupilo só valoriza quanto mais ele se diz indeciso. Business.

Ocorre que tudo isso é ótimo para as chances do Brasil na F-1.

Porque este homem, o que detém o poder para mexer no mercado, é empresário também de Nasr.

Para ficar apenas na matemática, já que a profusão de boatos turva a visão do real: há 75% de chances de Raikkonen não ir para a Red Bull. Ou seja, há 75% de chances de Ricciardo ser o companheiro de Vettel em 2014.

Por consequência, é esta a possibilidade de um assento vago na Toro Rosso para o ano que vem.

O fato de Robertson deter a informação privilegiada dá a ele enorme vantagem em relação aos empresários de outros pilotos. Ótimo para Nasr. E um alívio para aqueles que temem a ausência de brasileiros no grid.

O título da GP2 seria importante? Sim. Mas já foi-se o tempo em que era fundamental para uma promoção. Campeão e vice em 2012, Valsecchi e Razia não conseguiram vagas na F-1. Já Gutierrez, Chilton e Van de Garde, respectivamente terceiro, quarto e sexto colocados, estão correndo neste ano.

Contato, amigos, é tudo.

A Toro Rosso, de quebra, seria uma linda porta de entrada. Estrutura organizada, carro e motor decentes, sem problemas financeiros. E automaticamente ele entraria no radar da atual tricampeã mundial.

A porta da esperança. Ou da desilusão.

A decisão passa por Robertson.

CARROS DOS SONHOS

Interlagos recebe neste final de semana um evento de primeiríssima linha, as 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Mundial de endurance. Os carros são os mesmos que correram as 24 Horas de Le Mans, no final de junho.

Os treinos começam hoje, a definição do grid é amanhã e a corrida é no domingo. Os ingressos para os três dias custam a partir de R$ 54,45 no site www.6hsp.com.

fseixasf1@gmail.com


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