Folha de S. Paulo


Os judeus do Recife na criação dos EUA

Leticia Moreira/Folhapress
O historiador Simon Schama, em Sabatina da Folha
O historiador Simon Schama, em Sabatina da Folha

O historiador Simon Schama acaba de publicar nos Estados Unidos o segundo volume da sua "História dos Judeus", cobrindo o período de 1492 a 1900.

É uma época que começa com a desgraça do antissemitismo ibérico impulsionando o esplendor do capitalismo holandês. Numa ironia da história de Pindorama, os primeiros judeus a se estabelecerem na América do Norte saíram do Recife em 1654, expulsos pela reconquista portuguesa. É bastante conhecida a chegada de duas dezenas de judeus à ilha de Manhattan, onde foram hostilizados e passaram fome.

Numa curta referência, Schama menciona outro desembarque de dois navios, ocorrido em Providence, perto da atual cidade de Newport. Lá os judeus sefarditas formaram uma pequena comunidade, estimulada pela tolerância do governador da colônia. Pouco se sabe sobre ela e há até dúvidas sobre o porto de partida dos barcos. Poderiam ter vindo de Barbados.

Outras famílias de judeus expulsos do Recife estabeleceram-se na ilha caribenha de Nevis e lá educaram crianças. Uma delas era Alexander Hamilton, o primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos e pai de sua organização financeira.

*

Leia outros textos da coluna deste domingo (17):


Endereço da página:

Links no texto: