Folha de S. Paulo


A morte da jararaca ainda não é fava contada

Em julho passado, Lula foi condenado a nove anos de prisão pelo juiz Sergio Moro. Para que ele fique inelegível, a sentença precisa ser confirmada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal 4, de Porto Alegre, composta por três desembargadores. Se Lula for condenado por unanimidade, ficará inelegível, com poucas chances de ser salvo nos tribunais superiores.

Se o resultado ficar num 2x1, a inelegibilidade estará adiada, dependendo de confirmação pela Seção Criminal do TRF-4, composta por seis desembargadores federais, três dos quais da 8ª Câmara.

Cabeça de juiz não permite prognósticos seguros, mas quem conhece o TRF-4 levanta duas dúvidas. Na primeira, a condenação pode ser anulada. Na segunda, a confirmação da sentença pode demorar, permitindo o registro da candidatura.

A morte da jararaca ainda não é fava contada.

GIANNOTTI E DAMON

Os Limites da Política - Uma Divergência
José Arthur Giannotti, Luiz Damon Santos Moutinho
l
Comprar

Numa época de certezas e intolerâncias, é um refrigério saber que está na livrarias "Os Limites da Política - Uma Divergência", troca de opiniões entre os professores José Arthur Giannotti e Luiz Damon Santos Moutinho.

Em 2014, Giannotti publicou o livro "A Política no Limite do Pensar" e Damon escreveu um ensaio criticando-o. Giannotti replicou e Damon treplicou.

No centro desse debate esta uma pergunta: "Como a democracia deve se haver com uma economia que provoca riqueza gerando desigualdades insalubres?"

Os dois divergem, mas a elegância os aproxima. Num apêndice, Giannotti louva quem contradiz: "Basta configurá-lo como inimigo? O que fazer com ele? Em determinadas situações, ele não se torna necessário?"

Leia outros textos da coluna deste domingo (15):

As patrulhas servem aos corruptos

A extradição de Battisti rebaixa o Brasil

Marcello Miller é capaz de desafiar acordo de delação dos irmãos Batista


Endereço da página:

Links no texto: