Folha de S. Paulo


Barroso expõe a Operação Lama a Jato

Zanone Fraissat/Folhapress
O ministro do STF Luís Roberto Barroso saiu em defesa do Ministério Público, durante uma palestra no Insper, em São Paulo (SP)
O ministro do STF Luís Roberto Barroso

O ministro Luis Roberto Barroso pode vir a ser a novidade da temporada. Quando ele disse que está em curso uma operação para abafar a Lava Jato, sabia do que falava. Não se trata apenas de impedir que os larápios apanhados sejam punidos, trata-se de permitir que se continue a roubar. Só isso explica que Rodrigo Rocha Loures fosse buscar a mala preta na pizzaria Camelo. Barroso foi além: "Essas pessoas têm aliados importantes em toda parte, nos altos escalões da República, na imprensa e nos lugares onde a gente menos imagina".

Há dois meses, quando o Supremo Tribunal Federal cuidava da girafa da colaboração negociada pelo procurador Rodrigo Janot com os irmãos Batista, Barroso soltou um aviso: "Todos sabemos o caminho que isso vai tomar e, portanto, já estou me posicionando antes. Sou contra o que se quer fazer aqui lá na frente."

Foi o início de uma longa inimizade com o ministro Gilmar Mendes. O acordo aceito por Edson Fachin era uma girafa, mas o que se queria era fechar o zoológico e Barroso ajudou a impedir que isso acontecesse.

*

Leia outros textos da coluna deste domingo (6):

Há uma distância entre frase de efeito de Janot e seu poder sobre a Câmara

Pote de malvadezas espera Janot

Produção de eventos para empulhar o povo do Rio ganhou novos animadores


Endereço da página:

Links no texto: