Folha de S. Paulo


Joaquim Barbosa e o dilema da candidatura à Presidência

Fabio Braga - 12.mai.2016/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 12-05-2016: O ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Joaquim Barbosa, faz pergunta ao escritor Vargas Llosa durante evento. O Instituto Palavra Aberta promove no Insper palestra com o jornalista e escritor vencedor do Premio Nobel da Literatura, Mario Vargas Llosa. O autor peruano discorre sobre sua trajetoria, liberdade de expressao e liberdade politica. (Foto: Fabio Braga/Folhapress, FOTO).
O ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa em evento em São Paulo

O ex-ministro Joaquim Barbosa disse que não é candidato a presidente da República. Mais precisamente: "Estou mais para não ser".

No mesmo lance, desafiou: "Será que o Brasil está preparado para ter um presidente negro?"

Donde Joaquim Barbosa está mais para ser do que para não ser.

*

CAUTELA

Eduardo Paes, ex-prefeito do Rio, aceitou a recomendação de estender por mais seis meses a sua permanência nos Estados Unidos.

*

TRUMPISTÃO

Poucas vezes um país foi governado por uma pessoa com tamanha ignorância de sua história como os Estados Unidos nas mãos de Donald Trump.

Outro dia ele disse que nomeou milionários para dirigir a política econômica porque "eles são grande sujeitos e têm mentes brilhantes para os negócios".

A maior crise da economia americana começou em 1929. Desde 1921, o secretário do Tesouro era o banqueiro Andrew Mellon, um dos homens mais ricos da história dos Estados Unidos.

No final do século passado, com a inflação americana ultrapassando os dois dígitos, o presidente Jimmy Carter entregou o Federal Reserve a Paul Volcker, um economista grandalhão (2,10 metros) e sem fortuna. Ele alugou uma quitinete em Washington e, para equilibrar as finanças do casal, sua mulher alugou um quarto no seu apartamento de Nova York. Volcker jogou o juros para a Lua, quebrou um lote de países do Terceiro Mundo (inclusive o Brasil), acabou com a inflação e abriu o caminho para a recuperação da economia americana.

*

Leia outros textos da coluna deste domingo (25):


Endereço da página:

Links no texto: