Folha de S. Paulo


Gilmar prepará no feriadão evento patrocinado por partes de processos

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral passará o feriadão do suplício no Nazareno em Portugal, coordenando um seminário de notáveis promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, entidade privada da qual é bem sucedido sócio fundador.

Entre os patrocinadores do evento de Mendes estão a Federação do Comércio do Rio de Janeiro, a Associação de Empresas de Saneamento Básico Estaduais e a Itaipu Binacional. Os repórteres Beatriz Bulla e Fábio Fabrini mostraram que, além de terem vínculos direto ou indiretos com a bolsa da Viúva, esses três beneméritos têm processos tramitando no Supremo Tribunal Federal.

Concluído o seminário, le ministre voará até Paris, para acompanhar a election française.

SABEM TUDO

Os marqueteiros Duda Mendonça e João Santana começaram a colaborar com a Justiça.

Compreensivelmente, o Ministério Público quer que eles contem as malfeitorias que estão sendo investigadas. Contudo, ambos são mais que isso, verdadeiros arquivos dos métodos de todas as campanhas dos últimos 25 anos.

Duda simboliza a erosão da impunidade nacional e do sabe-com-quem-você-está-falando. Em 2003, na condição de marqueteiro do presidente Lula ele foi preso numa rinha de galos na Baixada Fluminense. Não perdeu tempo e ligou para o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, narrando o absurdo que estava acontecendo.

"Você precisa de um advogado", disse-lhe o sábio Marcio, encerrando a conversa.

Dois anos depois, apanhado no mensalão, viu-se absolvido pelo Supremo Tribunal Federal.

Passou o tempo e o poderoso Duda decidiu cantar.

*

Leia outros textos da coluna deste domingo:
O comissariado ouviu o povo e assustou-se
Temer e sua aula de paz política
Intervenção federal não impede reforma da Previdência


Endereço da página:

Links no texto: