Folha de S. Paulo


Delação de empreiteiras terá ao menos dez governadores e ex-governadores

Na conta de quem viu a papelada, a colaboração das empreiteiras levará para os tribunais superiores pelo menos dez governadores e ex-governadores.

O prosseguimento das investigações incentivará o turismo domestico para a rede hoteleira federal de Curitiba.

SOU MAIS EU

A prisão do empresário Mariano Marcondes Ferraz foi mais uma aula da Lava Jato para o andar de cima. Ele é um funcionário da multinacional Trafigura, a terceira maior operadora do mundo no mercado de petróleo e minerais. Ele e a empresa caíram na rede da Lava Jato há mais de dois anos e acreditaram que estavam acima do alcance da investigação.

O "sou-mais-eu" levou Marcondes Ferraz para Curitiba. Numa ironia desta vida, Paulo Roberto Costa, o ex-diretor da Petrobras que denunciou a Trafigura e ajudou a detonar outros petrolarápios, ralou sua cana em regime fechado, passou para a prisão domiciliar e desde o início do mês está no semiaberto, com tornozeleira eletrônica.

OS SÁDICOS

Michel Temer deve tomar cuidado. Em seu governo há uma boa dúzia de sábios especializados em anunciar medidas amargas que encantam aquilo que se chama de mercado. Vem um e revela mudanças no regime trabalhista, outro antecipa mordidas nas pensões e um terceiro quer taxar quem aluga seu apartamento por temporada.

Os çábios sádicos parecem desajeitados, mas são espertos. Fritam o governo, mas quando ele acaba conseguem bons empregos nas empresas cujos interesses defendiam. Em geral, aninham-se no mundo do papelório.


Endereço da página: