Folha de S. Paulo


BMW vai instalar postos de recarga para carros elétricos na Via Dutra

O entusiasmo que envolve o carro elétrico moderno sempre termina em um muro chamado infraestrutura. Causa calafrios a impossibilidade de rodar grandes distâncias devido à falta de pontos de recarga -a autonomia dos veículos, na melhor das hipóteses, não passa de 400 quilômetros.

Contudo, há um novo horizonte. Em um de seus últimos atos na Casa Branca, Barack Obama anunciou, no início do mês, um plano para instalar tomadas em quase 40 mil quilômetros de rodovias nos EUA. Os intervalos entre as estações será de, no máximo, 80 quilômetros.

A BMW desenvolve ideia semelhante no Brasil: colocar postos de recarga ao longo da rodovia Presidente Dutra. A montadora, que pretende disseminar a cultura do carro elétrico, é a única a comercializar modelos do tipo no país atualmente.

Eduardo Anizelli/Folhapress
O BMW i3, primeiro carro elétrico vendido oficialmente no Brasil
O BMW i3, primeiro carro elétrico vendido oficialmente no Brasil

Será uma forma de viabilizar a viagem interestadual a bordo do i3 sem emitir fumaça.

A empresa alemã já tem 40 pontos de recarga rápida e gratuita instalados em shoppings, mercados, postos de gasolina e concessionárias em São Paulo e no Rio. Em uma hora, é possível obter energia para rodar cerca de 60 quilômetros.

Nos postos rodoviários, o sistema será de recarga rápida. Em meia hora, 80% da capacidade das baterias estará restabelecida.

Ainda não data para o início da instalação dos postos, nem os custos envolvidos. Pelos cálculos da BMW, o custo em energia para a carga completa de um i3 (suficiente para rodar 160 quilômetros) equivale hoje a R$ 13,40. Um carro compacto exige gasto três vezes maior para percorrer igual distância rodoviária com gasolina.

A empresa de energia CPFL é outra a investir em postos públicos de recarga, a maioria na região de Campinas (a 90 quilômetros de São Paulo). Aos poucos, essas iniciativas criarão corredores intermunicipais.

Ainda estamos longe de ver grande quantidade de carros que não poluem por aí, mas a possibilidade de usá-los sem medo é um passo importante. Nos EUA, havia 500 pontos de recarga em 2008. Hoje, são 16 mil –para 520 mil veículos elétricos.


Endereço da página: